Cristiano Zanin se notabilizou pela defesa de Lula nos processos da Lava JatoReprodução/PT

A sabatina do advogado Cristiano Zanin na próxima quarta-feira, 21, foi confirmada pelo Senado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a indicação para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 1º de junho, após quase dois meses da aposentadoria do ex-ministro Ricardo Lewandowski.

Zanin foi advogado de Lula durante a Operação Lava Jato e foi o responsável por reverter a condenação do petista. Ele será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na próxima quarta-feira. Após a sessão de perguntas, acontecerá a votação do colegiado pela indicação e, em seguida, pelo Senado, onde precisa de ao menos 41 votos favoráveis. Se for aprovado, o advogado tomará posse em agosto.
Nesta quinta-feira, 15, a CCJ leu o parecer do vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), sobre a indicação do advogado . A leitura faz parte do rito previsto para a análise da indicação ao Supremo.

Segundo afirmação do senador Randolfe Rodrigues (sem partido) à GloboNews, Cristiano Zanin deve ser aprovado no Senado com 62 votos.
Cristiano Zanin
Cristiano Zanin Martins nasceu em Piracicaba, no interior de São Paulo, e se mudou para a capital paulista para cursar graduação em Direito na Pontifícia Universidade Católica. A partir de 2013, tornou-se advogado de Lula e ganhou notoriedade pela defesa do presidente da República nos processos relacionados à Operação Lava Jato.

Em habeas corpus apresentado por Zanin, a Corte decidiu por anular as sentenças contra o petista. Desde então, o advogado mantém forte relação de confiança com Lula, e já era tido como principal substituto de Lewandowski.