Pernambuco decreta situação de emergência após superlotação de UTIs neonatais e pediátricasFelipe Vieira/CCS PMBM/Foto meramente ilustrativa
Em nota, a Secretaria de Saúde de Pernambuco informou que o cenário se dá por conta da sazonalidade da gripe pediátrica, período em que as doenças respiratórias têm causado grande impacto nos sistemas de saúde do estado.
“A abertura de novas UTIs neonatais é complexa, pois os profissionais necessitam de treinamento específico. Entretanto, a gestão esclarece que segue trabalhando para abrir novos leitos”, informou a pasta.
No comunicado, a secretaria destaca ainda a importância da vacinação contra covid-19 e influenza, infecções que podem levar a um quadro de SRAG. A campanha de vacinação contra a influenza em Pernambuco foi adiada até o próximo dia 30.
“Além disso, se possível, evitar levar a criança a locais fechados e com aglomerações, manter o cartão de vacinação atualizado, evitar a circulação das crianças em escolas e creches quando apresentarem sintomas de gripe e manter os hábitos de higiene, como lavar as mãos.”
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.