Presidente Luiz Inácio Lula da SilvaRicardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta quarta-feira, 28, durante cerimônia de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ganhe estrutura para atuar. "É importante montar estrutura do Incra e dar vazão às coisas. Por que temos que esperar invasões para comprar terra?", questionou no evento realizado no Palácio do Planalto.
Lula foi aplaudido ao defender que seja feito o levantamento de todas as terras devolutas do país e reforçou que, com a retomada do Plano Safra da Agricultura Familiar, o governo tenta diminuir a desigualdade entre pequenos e grandes produtores.
Uma das ações esperadas pela agricultura familiar e pelo setor de máquinas agrícolas era a retomada do Programa Mais Alimentos, que oferece condições especiais para que agricultores familiares financiem a compra de máquinas agrícolas para suas atividades. "Espero que a gente venda mais tratores, tem muita coisa para comprar".
O presidente também fez referência a políticas de garantia de preço mínimo para diversos produtos, incluídas no Plano Safra da Agricultura Familiar. Há previsão de R$ 50 milhões para Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).
Lula falou sobre a atuação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), comentando que espera que o órgão "possa cuidar de verdade do estoque regulador de alimentos".