Estados amazônicos registram 20% das mortes violentas no paísFreepik

Uma a cada cinco mortes violentas intencionais registradas no Brasil em 2022 foi nos estados que integram a Amazônia Legal, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Segundo os dados, eles tiveram juntos um total de 9.302 mortes violentas intencionais.
Conforme o relatório divulgado nessa quinta-feira (20), no total, o Brasil teve 47.508 mortes violentas no ano passado, o que representa uma queda de quase 2% em relação a 2021. Apesar de o número ser alto na Amazônia Legal, o grupo também apresentou uma redução, mesmo que mínima, de menos de 1%.

A Amazônia Legal é uma divisão territorial e administrativa do Brasil que abrange uma vasta região da Amazônia. Ela foi criada em 1953, por meio da Lei nº 1.806, e é definida por critérios estabelecidos pelo governo brasileiro com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região amazônica.

A região abrange nove estados brasileiros, totalizando aproximadamente 5,2 milhões de quilômetros quadrados, o que representa cerca de 61% do território brasileiro. Os estados que fazem parte da Amazônia Legal são:
- Acre;
- Amapá;
- Amazonas;
- Maranhão;
- Mato Grosso;
- Pará;
- Rondônia;
- Roraima;
- e Tocantins.
Com informações do IG.