Vídeo postado no Instagram traz informação falsa sobre LulaPedro França/Agência Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não é procurado pela Justiça em outros países e nem tem mandado de prisão de tribunais no exterior expedido contra ele como pode dar a entender uma publicação no Instagram. O Comprova investigou um vídeo com trecho de um discurso do deputado norte-americano George Santos que critica a política externa de Lula. Sobre este vídeo foi aplicado um texto que questiona se o presidente brasileiro é procurado pela "Justiça estrangeira". Em nenhum momento o deputado afirma que Lula está sendo procurado. Na verdade, ele diz que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, é acusado de narcoterrorismo pela Justiça dos Estados Unidos e investigado por crimes contra a humanidade. Os processos não têm relação com Lula.
Conteúdo investigado: Vídeo com discurso do deputado de Nova York (EUA) George Santos em que ele critica a política externa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Sobre a gravação, foi inserida a frase “A cobra vai fumar. Lula procurado pela Justiça estrangeira?”.

Onde foi publicado: Instagram.

Conclusão do Comprova: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não é procurado pela “Justiça estrangeira”. O líder brasileiro não integra a lista da Interpol de procurados internacionalmente e também não teve problemas com a Justiça local de nenhum dos 15 países que já visitou em 2023.
Uma pergunta que levanta essa suspeita foi inserida em vídeo com um discurso do deputado norte-americano George Santos, proferido em 11 de julho deste ano. Apesar das críticas a Lula (leia abaixo), o congressista não disse ou sugeriu que o presidente brasileiro seja procurado pela Justiça no exterior.

Santos citou apenas uma denúncia contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que tramita na Justiça dos Estados Unidos. O processo não tem qualquer ligação com Lula. Também não foram identificados processos nos Estados Unidos ou em tribunais de outros países com mandado de prisão contra o petista.

Enganoso, para o Comprova, é todo o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. Até o dia 21 de julho, a publicação tinha mais de 99 mil curtidas e 4,7 mil comentários. O vídeo do discurso de Santos com a intervenção também foi compartilhado no Instagram pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O post alcançou mais de 122 mil curtidas e 3 mil comentários até a mesma data.

Como verificamos: O primeiro passo foi transcrever o conteúdo do vídeo. Com a informação de que o homem que aparece na gravação é o deputado George Santos, o Comprova buscou no site da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos a sessão em que o parlamentar discursou e encontrou o vídeo original, na íntegra. A fala de Santos começa a partir de 19 minutos e 46 segundos.

O Comprova também reuniu informações sobre George Santos (G1, The New York Times, CNN Brasil, Estadão) e sobre os temas citados por ele no discurso, como a relação de Lula com Nicolás Maduro (Poder360, G1), as interações do governo do Brasil com a China (Poder360, CNN Brasil) e a situação dos processos contra o presidente brasileiro (Comprova, Poder360). Também buscou na mídia profissional se existe algum processo em que Lula é “procurado pela Justiça estrangeira”, como questiona a frase do conteúdo investigado.

Por fim, entrou em contato com o responsável pela publicação.