Arthur Lira e LulaMarina Ramos/Agência Câmara
Lira teria iniciado uma articulação para conseguir emplacar Progressistas e Republicanos no Palácio do Planalto. Ele ainda teria cobrado Lula a agilizar as indicações de André Fufuca e Silvio Costa Filho para o governo.
A escolha de ministros para a formação de um ministério é prerrogativa exclusiva do presidente da República. Cabe a ele estabelecer um diálogo republicano com as direções e os líderes partidários.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) July 31, 2023
Continuo trabalhando junto a eles para fazer a composição adequada para o [+]
“Continuo trabalhando junto a eles para fazer a composição adequada para o governo obter a necessária sustentação política no Congresso Nacional, conforme diálogo mantido com o presidente da República, após a votação da reforma tributária”, concluiu.
Lira ressaltou que mantém uma relação institucional com Lula e que apoiará na tramitação de matérias de interesse do país. O presidente da Câmara ainda evitou entrar em detalhes sobre as articulações e ressaltou a manutenção do diálogo com a presidência da República.
“À presidência da Câmara dos Deputados cabe, prioritariamente, manter a relação institucional com a Presidência da República para buscar a aprovação de matérias de interesse do país”, concluiu.
Além do MDS, o partido está de olho na presidência da Caixa Econômica Federal. A ideia seria trocar Rita Serrano, atual mandatária, por Margarethe Coelho.
Já o Republicanos quer o Ministério do Esporte, outra pasta em que a cúpula petista está resistente em mudar. Um cargo de segundo escalão também é negociado.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.