O advogado Cristiano Zanin Reprodução
A sessão está marcada para às 16h e deve durar cerca de 15 minutos. O ritual será ministrado pela presidente do Supremo, a ministra Rosa Weber, que abre a solenidade. Em seguida, haverá execução do Hino Nacional brasileiro.
Em seguida, haverá a leitura do Termo de Posse. Depois que a presidente do STF e Zanin assinarem o termo de posse, ele será efetivamente declarado ministro da Corte.
Cerimônia com 350 convidados
Essa será a primeira vez desde o início da pandemia que o STF realizará uma cerimônia de posse com o "rito completo". Na última ocasião em que um ministro, André Mendonça, tomou posse em 202, o evento teve o número de convidados restrito e o uso obrigatório de máscaras de proteção por conta da pandemia de Covid-19.
Quem é Cristiano Zanin
Aos 47 anos, o piracicabano se formou em 1999, é especialista em direito processual civil e chegou a lecionar na Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP). Além disso, ele tem um escritório onde já defendeu grandes nomes do mercado, como a Americanas.
O jurista também já escreveu dois livros. O primeiro, intitulado 'O Caso Lula - A Luta pela Afirmação dos Direitos Fundamentais no Brasil', foi lançado em 2017 em parceria com Valeska Teixeira Zanin Martins e Rafael Valim. Já a segunda obra de Zanin, 'Lawfare: uma Introdução', foi publicado com as mesmas coautorias em 2019 e, posteriormente, traduzido para o inglês e o espanhol.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.