Problemas no Norte e Nordeste geraram reflexos no SudestePixabay

Diversos estados do país enfrentaram um apagão na manhã desta terça-feira (15). O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informou que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, também complicando algumas localidades da região Sudeste e Sul.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos. A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.

O ministro Alexandre Silveira chegou a determinar a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de retomada. O político está fora do país, acompanhando a posse do presidente paraguaio, Santiago Peña.
Retomada mais lenta no Norte e Nordeste
De acordo com o MME, às 10h22, todas as cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil foram retomada. Naquele mesmo momento, 27% da carga do Norte e 68% da carga do Norte haviam sido restabelecidas.
Às 12h42, o MME informou que todas as capitais nordestinas tiveram seu fornecimento de energia retomado. A região passou a contar com a retomada de 85% da carga, enquanto o retorno subiu para 41% no Norte.
''O MME, em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informa que já houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Todas as capitais do Nordeste também tiveram o suprimento de energia normalizado'', dizia o comunicado.
Ainda não há uma previsão definitiva para o restabelecimento total da energia nessas regiões.
O ministro irá conceder entrevista coletiva à imprensa nesta terça-feira, às 16h30, para detalhar as informações sobre a interrupção de energia ocorrida nesta manhã e o trabalho realizado pelo MME e empresas vinculadas para o reestabelecimento dos serviços.
Roraima foi o único estado não sofreu consequências
Segundo uma publicação feita por Paulo Pimenta, Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República do governo, no total foram 25 estados que ficaram sem energia, além do Distrito Federal.
Isso significa que apenas uma unidade federativa não teve alterações em seu fornecimento de energia. A reportagem entrou em contato com Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE) que confirmou se tratar do estado de Roraima.
Segundo a associação, este é o único estado que ainda não está conectado no Sistema Interligado Nacional (SIN).
Reação e transtornos
Diversos internautas aproveitaram para comentar o ocorrido em suas redes sociais. Pessoas de diferentes estados do Brasil relataram a falta de energia. Algumas complicações no trânsito por conta de semáforos apagados e também em transportes públicos que dependem de energia elétrica foram vistas.
Um dos casos mais emblemáticos de transtornos causados pela queda de energia aconteceu em Salvador. Na capital baiana, usuários do metrô tiveram que andar sobre os trilhos depois da queda de energia.