Semáforos apagados foram um dos principais transtornos durante a queda de energiaFreepik
"As reconstituições do sistema têm sido aplicadas de forma segura pelas empresas, sob orientações do ONS (Operador Nacional do Sistema)", disse a Abradee em nota.
Segundo a entidade, a interrupção se deu às 8h31, com a interligação Norte/Sudeste e as causas da ocorrência ainda são apuradas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
"Houve pelo menos 16 mil megawatts (MW) de interrupção de energia, e até às 10h09, já tinham sido recompostos 7 mil MW de carga, com restabelecimento nas regiões Sul e Sudeste", disse a Abradee.
Segue em andamento a retomada nas áreas atendidas por Energisa Rondônia, Acre e Tocantins.
As regiões atendidas por Energisa Minas Rio, Sul-Sudeste, Mato Grosso do Sul e Paraíba já estavam também com pleno atendimento
"Neste momento, como de praxe, as ações são tomadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, que tem a responsabilidade legal de operar o sistema elétrico brasileiro, acompanhadas pelo Ministério de Minas e Energia, Aneel e por demais autoridades do governo federal, e comunicadas e informadas também às autoridades dos governos estaduais", disse ele.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.