Quadro que retrata o Dia da Independência, no Museu do Ipiranga, em São PauloRovena Rosa/Agência Brasil

O mês de setembro de 2023 é marcado por um feriado nacional já na sua segunda semana. No dia 7 de setembro, o Brasil comemora o Dia da Independência, data que marca os 201 anos do episódio contado nos livros de história no qual Dom Pedro I deu o “grito às margens do Ipiranga”
O mês de setembro também é marcado por eventos significativos fora das fronteiras brasileiras. No dia 11, lembramos o Golpe de Estado no Chile, um acontecimento que completa meio século e deixou profundas cicatrizes na história do país sul-americano. Na mesma data, ocorreu a morte de Salvador Allende, médico, político e ex-presidente chileno.
Dias depois, em 23 de setembro, a morte do poeta Pablo Neruda também completa 50 anos. Neste ano, cientistas concluíram que ele morreu envenenado e não por câncer de próstata, ao contrário do que apontavam relatórios oficiais do então recém-implantado regime no Chile.

Neste ano, o 23 de setembro também é marcado pelo equinócio de primavera no Hemisfério Sul. Em 2023, a nova estação começa às 3h50.
Principais celebrações do mês:
2 de setembro
- Dia do Repórter Fotográfico: comemoração extraoficial de brasileiros, que aparece listada em vários calendários brasileiros de datas festivas, e que conta com o apoio de várias entidades representativas da categoria, como por exemplo, a Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado do Rio de Janeiro.
5 de setembro
- Dia Internacional da Caridade, data reconhecida pela ONU;
- Dia Internacional da Mulher Indígena - comemoração instituída durante o "2º Encontro de Organizações e Movimentos da América" que referendou decisão do "Congresso Camponês da Bolívia" de 1978, para marcar a data da morte da guerreira aymara e opositora do regime colonial espanhol, Bartolina Siza Maturana, que, juntamente com sua cunhada e também heroína aymara, Gregoria Apaza, foi enforcada e esquartejada por colonizadores espanhóis em 5 de setembro de 1782.
6 de setembro
- Dia Internacional de Ação pela Igualdade da Mulher.
7 de setembro
- Dia da Independência do Brasil.
8 de setembro
- Dia Mundial da Alfabetização - data reconhecida pela ONU.
10 de setembro
- Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio - comemoração por iniciativa da Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio em parceria com a Organização Mundial da Saúde, que conta com o apoio de organizações de prevenção ao comportamento suicida em todo o mundo.
11 de setembro
- Dia Nacional do Cerrado.
13 de setembro
- Dia Nacional de Luta dos Acidentados por Fontes Radioativas - comemoração instituída pela Lei Nº 12.646 de 16 de maio de 2012; tem por fim marcar a data do início do acidente radiológico de Goiânia ocorrido a partir de 13 de setembro de 1987.
15 de setembro
- Dia Internacional da Democracia, data reconhecida pela ONU.
16 de setembro

- Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, data reconhecida pela ONU.
18 de setembro
- Dia Nacional da Televisão, comemoração que foi instituída pela Lei 10.255 de 9 de julho de 2001; tem por fim marcar a data da inauguração da PFR-3 TV Difusora (mais tarde TV Tupi), como a 1ª emissora de televisão do Brasil e da América Latina, e a 4ª do mundo, integrada então ao império jornalístico Diários e Emissoras Associados.
21 de setembro
- Dia Internacional da Paz, data reconhecida pela ONU;

- Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência;

- Dia da Árvore;

- Dia Mundial da Doença de Alzheimer e Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer.
22 de setembro
- Dia Mundial Sem Carro
23 de setembro
- Equinócio de Primavera no Hemisfério Sul;

- Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres, Meninas e Meninos - comemoração instituída em 1999 a partir da cidade bangladeshiana de Dhaka pela Conferência Mundial da Coalizão contra o Tráfego de Mulheres ou Crianças;

- Dia Internacional das Línguas de Sinais, data reconhecida pela ONU.
25 de setembro
- Dia Nacional do Trânsito
26 de setembro
- Dia de São Cosme e Damião (para o catolicismo);

- Dia Internacional para Eliminação Total das Armas Nucleares, data reconhecida pela ONU;

- Dia Nacional dos Surdos/Dia Internacional da Linguagem de Sinais/Semana Internacional dos Surdos - comemoração instituída pela Lei Nº 11.796 de 29 de outubro de 2008; tem por fim marcar a data da criação da 1ª escola brasileira para Surdos, que foi fundada em 26 de setembro de 1857 com o nome de Colégio Nacional para Surdos-Mudos na cidade do Rio de Janeiro e que atualmente é conhecida por Instituto Nacional de Educação de Surdos.
27 de setembro
- Dia de São Cosme e Damião (para o candomblé e umbanda);

- Dia Mundial do Turismo - comemoração instituída pela 3ª conferência da Organização Mundial do Turismo para marcar a data da adoção dos estatutos da OMT, ocorrida em 27 de setembro de 1970; data reconhecida pela ONU;

- Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos.
28 de setembro
- Dia Internacional do Acesso Universal à Informação, data reconhecida pela UNESCO;

- Dia Mundial da Raiva, comemoração para marcar a data da morte do microbiologista e químico francês, Louis Pasteur, que faleceu em 28 de setembro de 1895, e que, com a colaboração de seus colegas, também desenvolveu a 1ª vacina eficaz contra a raiva, uma doença totalmente previnível que, ainda assim, mata uma pessoa a cada 10 minutos em média; data reconhecida pela Organização Mundial de Saúde.
29 de setembro
- Dia Marítimo Mundial, comemoração móvel (última sexta-feira de setembro) instituida pelo Conselho de Administração da Organização Marítima Internacional, anteriormente conhecida como Organização Consultiva Marítima Intergovernamental e que está ratificada pela ONU.
30 de setembro
- Dia Internacional da Tradução, data reconhecida pela ONU.