Antenas parabólicas ajudarão a restabelecer a comunicação nas áreas atingidas pelo ciclone Divulgação

As antenas de conexão banda larga via satélite enviadas pelo Ministério das Comunicações (MCom) e pela Telebras já chegaram ao Rio Grande do Sul. São 13 terminais satelitais transportáveis que vão restabelecer as comunicações em locais afetados pelas intensas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul esta semana. Os equipamentos partiram de Brasília e chegaram a Canoas (RS) na madrugada desta quinta-feira, 7, transportados em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).

Cada antena oferece acesso à internet na velocidade de 40Mbps de download e 4Mbps de upload. As equipes da Telebras e Viasat contam com apoio do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul. A corporação fará o transporte das antenas para o centro de comando da Defesa Civil Estadual.
O ministério montou um grupo de crise, em caráter emergencial, para acompanhamento da situação dos locais afetados pelos desastres naturais na Região Sul. O comitê vai emitir boletins diários sobre a situação dos locais afetados e atendidos pelo governo federal, com base nos quais serão planejadas e executadas as próximas medidas.