Ricardo Salles foi gravado após fazer compras em um hortifrúti no Itaim Bibi, bairro nobre de São PauloReprodução

São Paulo - O deputado federal e ex-ministro do Meio Ambiente no governo de Jair Bolsonaro, Ricardo Salles (PL-SP), foi flagrado comprando alimentos orgânicos em mercado de São Paulo. Um cliente que reconheceu o parlamentar gravou as imagens enquanto o confrontava e o vídeo não demorou viralizar nas redes sociais.

“E aí, deputado Salles, tudo bem? Passou a boiada e agora vem comprar orgânico? Legal, legal, o cara come orgânico mas quer enfiar agrotóxico no rabo do povo. Vai embora. Muito bom, orgulho da nação”, disse o homem com ironia.
Sob a gestão de Ricardo Salles, o ministério do Meio Ambiente ficou conhecido pela política contrária à pauta preservacionista, com o apoio de empresários ligados ao agronegócio. Salles chegou a assinar uma normativa que autorizava a redução da distância entre locais onde ocorre a pulverização de agrotóxicos - prática ilegal em diversos países - em relação a regiões povoadas, contaminando moradores de áreas rurais, indígenas, quilombolas e escolas rurais.
O ex-ministro colecionou uma série de polêmica e críticas, como o do desmatamento recorde na Amazônia , em 2020, em comparação aos dez anos anteriores, segundo a ONG Imazon. E durante uma reunião ministerial de abril do mesmo ano, Salles propôs a Bolsonaro aproveitar que o noticiário estava focado na pandemia da covid-19 e "ir passando a boiada" sobre a regulamentação ambiental. O encontro gravado vazou nas redes sociais e teve uma péssima repercussão para o governo Bolsonaro.