Relator do caso, ministro Alexandre de Moraes votou pela condenação dos cinco réusFabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou ontem os julgamentos dos réus do 8 de Janeiro. Cinco ações penais estão em votação no plenário virtual. O ministro Alexandre de Moraes, relator, abriu os votos e defendeu a condenação dos cincos acusados a penas que variam entre 12 e 17 anos.
Os réus são acusados de participação direta na invasão aos prédios públicos na Praça dos Três Poderes. Eles foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por cinco crimes: associação criminosa, abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e deterioração de patrimônio tombado.
Os julgamentos são no plenário virtual, isto é, não há reunião ou debate em tempo real entre os ministros, que apenas registram os votos na plataforma online. A votação ficará aberta até 2 de outubro.
Moraes votou pela condenação de João Lucas Vale Giffoni, Jupira Silvana da Cruz Rodrigues, Nilma Lacerda Alves, Moacir José dos Santos e Davis Baek. Na semana passada, os três primeiros denunciados - Aécio Lúcio Costa, Tiago Mathar e Matheus Lima de Carvalho Lázaro - foram condenados a penas que chegam a 17 anos.