Repatriados de Gaza recebem cuidados de saúde na chegada a Brasília
Grupo de 32 passageiros desembarcou, nesta segunda-feira (13) à noite, na Base Aérea da capital; Equipe de profissionais do SUS foi destacada para atendimento na chegada e nos próximos dias
Presidente Lula recebeu brasileiros na chegada a Brasília - Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Presidente Lula recebeu brasileiros na chegada a BrasíliaRafa Neddermeyer/Agência Brasil
Trinta e dois repatriados de Gaza desembarcaram, no final da noite de ontem (13), na Base Aérea de Brasília, em mais uma etapa da Operação Voltando em Paz, do governo federal. Eles foram recepcionados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, e outros quatro ministros de governo.
Assim que deixaram a aeronave, passageiros brasileiros e seus parentes palestinos receberam os primeiros cuidados de saúde de uma equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FNS).
Todos os 32 repatriados, que chegaram de Gaza na madrugada desta terça-feira (14), estão recebendo, agora à tarde, acolhimento do Governo Federal. Além de serem examinados, todos receberam vacinas de acordo com o Programa Nacional de Imunizações do @minsaude.
Cinco profissionais foram destacados para o atendimento: um médico, um enfermeiro e três psicólogos. Duas ambulâncias do SAMU também estavam a postos na base aérea, com a intenção de monitorar duas crianças e uma gestante, mas não houve necessidade de remoção para um hospital. Os cuidados seguem ao longo dos próximos dias em Brasília, no alojamento onde os repatriados estão hospedados. Nesta terça-feira (14), eles estão sendo imunizados e recebem atendimento médico e psicológico.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.