Após a morte de Ana Clara Benevides Machado, 23 anos, durante a apresentação da cantora Taylor Swift nesta sexta-feira, 17, no Rio de Janeiro, a Live Nation Brasil, produtora dos shows do RBD no país, emitiu uma nota reafirmando que os fãs estão "autorizados a entrar com copos ou garrafas plásticas de água nos estádios". A banda vai se apresentar neste sábado, 18, no Allianz Parque, em São Paulo.
"Lembramos que, como em todos os shows da Live Nation Brasil, o público está autorizado a entrar com copos ou garrafas de plástico de água nos estádios. Além disso, distribuímos água gratuitamente nos acessos dentro dos estádios", diz o trecho.
"Para curtir o show da melhor forma possível, não deixe de se hidratar, principalmente por conta da onda de calor que estamos passando", acrescenta.
O esclarecimento acontece após a grande repercussão do caso da estudante de psicologia Ana Clara Benevides, vindo de Mato Grosso, que passou mal morreu antes do início do show da cantora norte-americana. Ela teria se sentido mal por causa do forte calor que fez no local. Na sexta, o Rio bateu recorde de sensação térmica, com 59,3°C, registrados em Guaratiba, na Zona Oeste.
O ministro da Justiça Flávio Dino, por meio das redes sociais, determinou a investigação imediata do caso após denúncias de que a organização do evento teria barrado a entrada de garrafas de água e que a venda do produto dentro do estádio era escassa.
"Orientei o Secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous, a adotar as providências cabíveis — ainda hoje — quanto às denúncias de vedação ou ausência de disponibilidade de água para os consumidores que foram ou irão a shows durante essa imensa onda de calor que o Brasil atravessa. O Código de Defesa do Consumidor exige que os serviços sejam seguros e adequados à saúde. É inaceitável que pessoas sofram, desmaiem e até morram por falta de acesso à água", escreveu Dino.
Neste sábado, a produtora responsável pelo espetáculo, a T4F (Time For Fun), também emitiu um comunicado anunciando uma série de mudanças para os próximos shows da artista. Entre eles, que será permitida a entrada nos estádios com copos de água.
"Diante da previsão de aumento da onda de calor na cidade do Rio de Janeiro, informamos que estamos reforçando o plano de ação especial realizado para o primeiro dia de show, especialmente o fornecimento de água gratuita nas filas e em todos os acessos e entradas ao estádio e no seu interior.
Também será permitida a entrada no estádio com copos de água lacrados e alimentos industrializados lacrados, sem limitação de itens por pessoa. Esclarecemos que a exigência dos itens a serem lacrados segue recomendações de segurança", diz o trecho.
"Também ressaltamos que a proibição de entrada de garrafas de água em estádios é uma exigência feita por órgãos públicos e que não realizamos a comercialização de bebidas e alimentos, sendo essa uma atribuição da administração do estádio.
O efetivo de serviços foi reforçado. Cerca de 200 colaboradores extras irão se somar aos 1.230 profissionais que estão trabalhando no evento desde o início entre seguranças, brigadistas, orientadores de público e outros. Além disso, a estrutura de atendimento médico foi reforçada, totalizando 8 postos médicos disponíveis, 8 ambulâncias e 8 UTIs móveis", concluiu a nota.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.