Abertura contou com a presença do filho do pintor, João Candido PortinariDivulgação / Leandro Donizeti

São Paulo - O Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), anunciou novidades em seu acervo e estrutura para comemorar os 120 anos de nascimento do pintor, considerado um dos maiores nomes da arte brasileira em todos os tempos. Entre os destaques estão a ampliação da área expositiva e o restauro de pinturas murais e em relevo.
O local passou a contar com o Centro de Pesquisa e Referência João Candido Portinari, que ganhou o nome em homenagem ao filho do artista. O imóvel, vizinho à sede da instituição, foi cedido pela família.
“A casa, generosamente emprestada por João Candido, permite abrir novas possibilidades para o entendimento da obra de Portinari e em particular para os trabalhos feitos em Brodowski”, observa Angelica Fabbri, diretora da ACAM Portinari, organização responsável pela gestão do museu.
O visitante também poderá encontrar fotos de família e mais informações sobre os instrumentos usados por Portinari (1903–1962) na produção artística.
“A celebração dos 120 anos de Candido Portinari é um momento muito importante para a arte e também para a história do Museu que se dedica a preservar e compartilhar com o público toda a trajetória do artista. Esperamos que os visitantes desfrutem das novidades na estrutura, visitem o acervo e continuem estudando a vida e obra de Portinari”, afirma Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
História
Fundado em 1970, o museu é formado por um conjunto de imóveis que pertenceram à família do artista. A casa principal, onde moravam, exibe mobílias, objetos pessoais, fotografias, estudos e rascunhos de pinturas.
Há também a capela construída por Portinari em homenagem para a avó. No templo católico, estão diversas pinturas murais, comentadas e analisadas por amigos, como Mario de Andrade e Gustavo Capanema.