Renato Cariani possui milhões de seguidores nas redes sociaisReprodução

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (12), uma operação contra tráfico de drogas e o desvio de um produto químico utilizado na fabricação de crack. O influenciador fitness Renato Cariani, que tem mais de sete milhões de seguidores, é um dos investigados.
Mais de 70 policiais federais estão nas ruas para dar cumprimento à 18 mandados de busca e apreensão em endereços situados em São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

As investigações revelaram que o esquema abrangia a emissão fraudulenta de notas fiscais por empresas licenciadas a vender produtos químicos em São Paulo, usando 'laranjas' para depósitos em espécie, como se fossem funcionários de grandes multinacionais, vítimas que figuraram como compradoras.

Foram identificadas 60 transações dissimuladas vinculadas à atuação desta Organização Criminosa, totalizando, aproximadamente, 12 toneladas de produtos químicos (fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico.
De acordo com a corporação, tal montante dos produtos químicos desviados corresponde a mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontas para consumo.

A empresa Anidrol que fica em Diadema, na Grande São Paulo, seria uma das investigadas. Cariani é apontado como sócio da empresa e, por isso, um dos alvos da operação.
A reportagem buscou contato com Renato Cariani, mas não obteve resposta até o momento desta publicação.
A ação se chama Operação Hinsberg, em homenagem ao químico Oscar Hinsberg, que percebeu a possibilidade de converter compostos químicos em fenacetina, principal substância desviada.
Influenciador se manifesta
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Renato Cariani se posicionou sobre a operação da Polícia Federal. O influenciador se disse "surpreendido com o cumprimento da mandados de buscas e apreensão em sua residência contra suas e outras empresas". Ele afirmou desconhecer o motivo das decisões por correrem em segredo de justiça e que seus advogados vão pedir para avaliar o processo para conhecer o teor das acusações.
Cariani ainda afirmou que uma das empresas das quais ele é socio tem mais de 40 anos de atividade. "Uma empresa linda, onde minha sócia, com 71 anos de idade, ainda é a administradora e conduz a empresa, que tem sede própria e todas as licenças e certificações nacionais e internacionais e trabalha totalmente regulada", disse.
O influenciador ainda agradeceu aos seguidores pelo "carinho e por conhecerem toda a história de como ele construiu todas as empresas". Cariani ainda afirmou que "logo tiver acesso a esse processo, eu divido com vocês (seguidores)".