Operação da PF que teve Carlos Bolsonaro como alvo serviu de mote para suposta postagem irônica da SecomDivulgação
Governo Lula ironiza operação da PF contra Carlos Bolsonaro com meme ‘toc, toc, toc’
A publicação faz referência a um discurso da ex-deputada federal Joice Hasselmann, na Câmara, quando ela simulou uma operação da PF contra o ex-presidente
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou a operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) em endereços ligados ao vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL). Ele é suspeito de receber informações privilegiadas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
"Quando os agentes comunitários de saúde baterem à sua porta, não tenha medo, apenas receba-os", diz a publicação no perfil oficial do governo, administrado pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), no X.
Na imagem veiculada ao texto sobre importância dos agentes da saúde na prevenção da dengue, a mão de um homem bate numa porta da madeira e, acima da fotografia, há uma inscrição: "'Toc, toc, toc..."
A reportagem questionou o Palácio do Planalto se a publicação no perfil teve aval da Presidência da República e consultou a Secom a respeito do intuito da postagem, mas não obteve retorno.
A publicação faz referência a um discurso da ex-deputada federal Joice Hasselmann, numa ocasião em que usou a tribuna da Câmara dos Deputados em 2022. No discurso, Joice simulava como seria o dia em que uma operação da PF tivesse como alvo o então presidente Jair Bolsonaro.
Apesar de ter sido eleita em 2018 na esteira do bolsonarismo, Hasselmann, à época, já estava rompida com a gestão federal. "Seis horas da manhã, 'toc toc toc', três batidinhas na porta. Aí quem está do lado de dentro pergunta: 'quem é?'. A resposta: 'É a Polícia Federal'", diz Joice no discurso, que virou um meme nas redes sociais e, à ocasião de operações de busca e apreensão, é recuperado como forma de ironizar a situação de um adversário político.
Na manhã desta segunda-feira, a própria Joice Hasselmann gravou um vídeo ironizando Carlos Bolsonaro e fazendo referência ao seu discurso. Em agosto de 2023, ela já havia simulado o próprio discurso para ironizar uma operação que teve como alvo Carla Zambelli (PL-SP).
Não é a primeira vez que um perfil oficial do governo Lula publica uma ironia velada. Em maio de 2023, sob a suspeita de fraude no cartão de vacinas de Jair Bolsonaro, a PF cumpriu um mandado de busca e apreensão nos endereços do ex-presidente.
No mesmo dia, o governo publicou um lembrete de que a vacina bivalente para covid-19 estava liberada nos postos de saúde. "Tomar vacina, gostoso demais."
Um mês depois, em junho de 2023, após o fim do julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que sentenciou a inelegibilidade de Jair Bolsonaro por 5 a 2, o perfil do governo no Instagram postou a seguinte mensagem: "Sextou só com notícia boa!!!", seguida de uma imagem com a expressão "Grande dia!" e um emoji de "joinha".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.