Paraná registrou, até o último dia 12, 34.996 novas notificações de dengueFoto: Ilustração
O decreto vai vigorar por 90 dias e, segundo a pasta, tem como finalidade reforçar ações adotadas para o controle e combate à doença. O documento destaca, por exemplo, a intensificação de visitas domiciliares para identificação e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti e o uso de larvicidas.O Estado vai intensificar as ações para controlar e combater a doença
— Governo do Estado do Paraná (@governoparana) March 15, 2024
O decreto da situação de emergência em saúde pública agiliza a alocação de recursos estaduais e federais para os municípios, tendo como validade um período de 90 dias. pic.twitter.com/bBoLc8G7Db
“A declaração permite, ainda, dar mais agilidade na destinação de recursos do governo estadual e federal aos municípios, evitando trâmites usuais, e facilitando, por exemplo, o processo de aquisição de insumos e medicamentos”, detalhou a secretaria.
Dados
Entre os 399 municípios paranaenses, 397 já registram notificações por dengue. Desses, 366 têm casos confirmados – quase 92% do estado. A incidência de casos autóctones, transmitidos dentro do próprio estado, chegou a 697 casos por 100 mil habitantes. Vinte e seis municípios decretaram situação de emergência.
O Paraná ocupa, atualmente, o quarto lugar no ranking de estados com maior incidência de dengue, com 1.366 casos por cada 100 mil habitantes, atrás do Espírito Santo (1.675 casos por 100 mil habitantes), Minas Gerais (2.745 casos por 100 mil habitantes) e Distrito Federal (5.007 casos por 100 mil habitantes).
Mobilização
Emergência
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.