Fachada da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Antonio Cruz / Agência Brasil

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) lançou, na última sexta-feira, 15, um podcast institucional, o ABINcast, com conteúdo em áudio disponibilizado na internet, que tem como objetivo "se aproximar cada vez mais da sociedade". A primeira temporada contará com três programas, sendo um episódio por mês, sobre temas de acompanhamento da Inteligência de Estado.
"O ABINcast tem a intenção de mostrar aos cidadãos mais detalhes sobre o trabalho do dia a dia da Inteligência de Estado e as funções da ABin nas suas diversas áreas de atuação", explica o órgão.
No primeiro episódio, especialistas da Abin na área de "extremismo violento" respondem a perguntas sobre o papel da agência no enfrentamento a essa problemática.
"Tratam das diferenças entre os conceitos extremismo violento, extremismo violento ideologicamente motivado, e terrorismo; e explicam como se dá o trabalho da Inteligência nessa frente. Além disso, também é abordado ataques em escolas, um assunto que vem preocupando a Inteligência diante do aumento de casos no Brasil", diz a Abin.
Ainda segundo o órgão, alguns entrevistados não serão apresentados pelo nome completo, em razão de legislação que protege a identidade dos servidores da Abin, o que se "justifica pelo caráter sigiloso da atividade de Inteligência".

Os episódios serão distribuídos por diversos agregadores de podcasts, já podendo ser escutados no YouTube, na Amazon Music e no Spotify.