O Dia da Saúde e Nutrição, comemorado no dia 31 de março, foi estabelecido pelo Ministério da Saúde, como forma de reforçar as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), sobre a importância de adotar uma alimentação saudável.
Com apoio dos profissionais da saúde, em especial, os nutricionistas, são desenvolvidas ações para esclarecer que a boa nutrição é essencial na dieta regular e precisa ser feita com quantidade e variedade adequada de nutrientes.
De acordo com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS), para evitar ganho de peso não saudável, a ingestão de gorduras não pode ser maior do que 30% do consumo diário de uma pessoa adulta.
Outra recomendação importante é limitar o consumo de açúcar para no máximo 10% da ingestão total, porém, o ideal é que esse percentual seja de 5%. Lembrando que o sal em excesso também pode prejudicar consideravelmente a saúde das pessoas, por isso, a recomendação é usar menos de 5 gramas por dia (individualmente), equivalente a 1 colher de chá.
Vale acrescentar a importância de consultar um nutricionista regularmente, além de realizar exames médicos de rotina. Por meio dessa análise serão identificadas as carências nutricionais do paciente e indicados alimentos que possam contribuir com o equilíbrio de vitaminas, minerais e proteínas.
Por último, é válido acrescentar que o Ministério da Saúde elaborou e divulgou um Guia Alimentar para População Brasileira, incluindo ingredientes específicos de cada região. Portanto, é possível se alimentar bem, sem aumentar o orçamento mensal.
Confira algumas outras recomendações específicas do ministério que refletem diretamente na sua saúde:
– Evite o consumo de alimentos ricos em calorias e industrializados, gordurosos e salgados; – Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes, cereais integrais e feijões; – Beba bastante água; – Reduza ou evite o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro; – Faça exames preventivos e consulte sempre o seu médico; – Faça exercícios físicos regulares, diariamente ou pelo menos três vezes por semana, após avaliação médica; – Durma pelo menos 8h num período de 24h.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.