Fiéis de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, confeccionam o maior tapete de sal de Corpus Christi da América LatinaCleber Mendes/ Agência O Dia

Rio - O Dia de Corpus Christi, que neste ano acontece em 30 de maio, é uma celebração associada à Igreja Católica que acontece sempre 60 dias após a Páscoa. Comemorada com os tradicionais tapetes coloridos de sal, a data é não é feriado em todas as cidades brasileiras.
Da mesma forma como o Carnaval e a Páscoa, o Dia de Corpus Christi também não possui uma data fixa. Ele acontece sempre 60 dias depois da Páscoa, em um quinta-feira. A festa, que tem o nome em latim com significado "Corpo de Cristo", celebra o sacramento da Eucaristia, que segundo o catolicismo representa o corpo e sangue de Jesus Cristo.
Entenda a origem da comemoração
A data passou a ser celebrada na Idade Média, quando o Papa Urbano IV teria recebido o segredo da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon (1193-1258), que dizia ter tido visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. 
A comemoração foi oficializada após um suposto milagre acontecer na cidade de Bolsena, na Itália, onde um sacerdote celebrante da Santa Missa teria relatado ver sangue escorrer após partir a hóstia. Papa Urbando IV teria, então, ordenado que as vestes sujas fosse levadas até Orvieto, em grande procissão, sendo a primeira da data em que se tem notícia.
Para celebrar a data, tapetes coloridos de sal são confeccionados nas ruas por fiéis da Igreja Católica ao redor do mundo para a passagem da procissão de Corpus Christi. A tradição, que iniciou em Portugal, foi trazida ao Brasil pelos colonizadores. Os desenhos são variados, mas sempre representam a Eucaristia. Apesar do nome, outros materiais também são usados na manifestação artística, como serragem colorida, borra de café, pedras, farinha, areia, flores e outros
Corpus Christi é feriado ou ponto facultativo?
No Brasil, a data não é um feriado nacional e sim um ponto facultativo, mas diversas cidades adotam o dia como feriado. Veja, a seguir, as capitais têm a comemoração em seus calendários oficiais:
Sudeste:
Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Vitória (ES)
Sul: 
Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS)
Centro-Oeste:
Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Goiânia (GO)
Nordeste: 
Aracaju (SE), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Salvador (BA), São Luís (MA) e Teresina (PI)
Norte:
Belém (PA) e Manaus (AM)
Saiba em quais capitais é ponto facultativo:
Sudeste: Rio de Janeiro (RJ)
Centro-Oeste: Brasília (DF)
Nordeste: João Pessoa (PB) e Recife(PE)
Norte: Boa Vista (RR), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC)
Veja ainda os próximos feriados nacionais em 2024:
7 de setembro: Independência do Brasil (sábado)
12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (sábado)
2 de novembro: Finados (sábado)
15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira)
20 de novembro: Consciência Negra (quarta-feira)
25 de dezembro: Natal (quarta-feira)