Presidente da República, Luiz Inácio Lula da SilvaRicardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta, 31, que, no Congresso, às vezes os amigos atrapalham o governo. Ele deu a declaração em Várzea Grande (MT) durante cerimônia para anúncio de obras no aeroporto da cidade e nos aeroportos de Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta. Serão cerca de R$ 372 milhões destinados às ações, de acordo com o Palácio do Planalto.
Lula falou sobre a aprovação de projetos no Legislativo mesmo com o pequeno tamanho de seu partido, o PT, em comparação com o número total de deputados e senadores.
"Eu sou presidente da República com um partido que só tem 70 deputados em 513, só tem 9 senadores entre 81, e nós até agora aprovamos tudo que nós mandamos para o Congresso Nacional de interesse do povo brasileiro. Numa demonstração de que você não precisa ter só amigos no Congresso Nacional. Às vezes os amigos atrapalham", disse o presidente da República.
"É importante que a gente tenha pessoas sérias que estejam dispostas a pensar que é possível separar o que é pessoal, o que é político; o que é de interesse do Estado, e o que é de interesse pessoal", disse Lula.
O petista agradeceu à Câmara e ao Senado pelas aprovações, e disse que eventuais divergências são normais. Segundo ele, é necessário que o governo converse constantemente com o Legislativo. O presidente também repetiu que a economia precisa que todos tenham um pouco de dinheiro para funcionar.