Lula postou foto de quando se encontrou com o apresentadorReprodução / X

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais neste sábado (17) para homenagear o apresentador Silvio Santos, que faleceu aos 93 anos. De acordo com o presidente, o comunicador é a "maior personalidade da história da televisão brasileira". Um dos maiores ícones do país, Silvio Santos estava internado desde 1º de agosto no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e teve sua morte confirmada nesta manhã através das redes sociais do SBT.

Lula destacou o início humilde do apresentador e a carreira do ex-camelô. "Carioca, filho de imigrantes, Senor Abravanel, seu nome de batismo, foi um empreendedor que iniciou sua vida como vendedor ambulante e construiu uma grande rede de TV e empresas dos mais diversos setores: financeiro, industrial e de comércio", afirmou.

O presidente também lembrou o carisma e o talento de Silvio Santos, que conquistou gerações de telespectadores brasileiros. "Mas será sempre lembrado como Silvio Santos, o rosto e a voz dos domingos de milhões de brasileiros e brasileiras, querido pelas suas 'colegas de trabalho', como carinhosamente chamava as telespectadoras", disse.

O chefe do Executivo lembrou o talento do comunicador em lançar e apoiar talentos na televisão brasileira. "Com seu talento e carisma lançou e deu apoio a muitos talentos da televisão, do humor e do jornalismo. Era uma das pessoas mais conhecidas e queridas do nosso país", pontuou o presidente.

Lula também mencionou momentos pessoais que compartilhou com o apresentador. "Ao longo dos anos, nos encontramos em programas de TV, reuniões e conversas, sempre com respeito e carinho", relembrou.

Encerrando a homenagem, o presidente solidarizou-se com a família e admiradores de Silvio Santos. "A sua partida deixa um vazio na televisão dos brasileiros e marca o fim de uma era na comunicação do país. Meus sentimentos e solidariedade para sua esposa, suas seis filhas, todos os familiares, amigos, trabalhadores de suas empresas e fãs pelo Brasil", concluiu.
Carreira

Silvio Santos iniciou sua carreira como camelô nas ruas do Rio de Janeiro e, graças ao seu talento e empreendedorismo, tornou-se um dos maiores nomes da comunicação no Brasil. Fundador do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), ele foi responsável por programas que marcaram gerações, como o "Programa Silvio Santos", no ar desde a década de 1960. Ele faleceu em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por H1N1.

Além da televisão, Silvio construiu um império empresarial que abrange diversos setores, incluindo o Banco Panamericano, a Liderança Capitalização (responsável pela Tele Sena) e o Jequiti Cosméticos.
Silvio Santos, ao longo de sua vida, se tornou um dos empresários mais influentes do Brasil, com uma fortuna avaliada em R$ 1,7 bilhão em 2021. Casado duas vezes, é pai de seis filhas, algumas das quais também seguiram carreira na televisão.
H1N1
O boletim médico, assinado por uma equipe de especialistas, incluindo os geriatras Dr. Gabriel Truppel Constantino e Dr. Victor José Dornelas Melo, trouxe o detalhamento da causa do falecimento. "Confirmamos com pesar o falecimento de Senor Abravanel, o Silvio Santos, em decorrência de broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1)", informou o documento.
"O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Senor Abravanel, o Silvio Santos, aos 93 anos, no dia de hoje, 17 de agosto de 2024, às 4h50, em decorrência de broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1)", revelou o documento.