Solenidade no Palácio do Planalto vai marcar a posse de Macaé Evaristo como ministra dos Direitos HumanosReprodução

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, dará posse à ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, a professora e assistente social Macaé Evaristo, em cerimônia no Palácio do Planalto nesta sexta-feira, 27, a partir das 11h.
Nomeada desde o dia 11 de setembro pelo presidente, a gestora assumiu desde então suas funções à frente da pasta, voltada para cuidar e articular políticas públicas pelos direitos fundamentais da população brasileira.
Perfil
Nascida em São Gonçalo do Pará, no estado de Minas Gerais, em abril de 1965, Macaé tem trajetória marcada na educação, na luta antirracista, no ativismo e na defesa dos direitos humanos. Professora e assistente social, foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária de Educação de Belo Horizonte (2005 a 2012) e de Minas Gerais. (2015 a 2018).
Reconhecida por seu trabalho sociopolítico educacional em todo país, Macaé é graduada em Serviço Social (PUC-MG), mestre e doutoranda em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. No Poder Executivo, foi secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC) na década passada.