Lula participará da Cúpula dos Brics entre terça e quinta da próxima semanaDivulgação/ Ricardo Stuckert

São Paulo- Após a pane apresentada pelo avião presidencial no México no começo do mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não irá utilizar o modelo para a viagem a Kazan, na Rússia, onde participará da Cúpula dos Brics entre terça e quinta da próxima semana. Para a viagem, o petista usará o KC-30, maior avião da frota da Força Aérea Brasileira (FAB).
O Airbus A330-200, chamado pela FAB de KC-30, tem capacidade para 230 passageiros e autonomia de 12 horas de voo. Porém, o modelo não possui o mesmo conforto que o Airbus A319CJ, destacado para missões presidenciais e adquirido em 2004, no primeiro mandato do petista. O KC-30 foi comprado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) por US$ 80 milhões (R$ 403,8 milhões na cotação atual), tem as configurações padrão de um avião de linha aérea regular, com as classes executiva e econômica, além de um espaço específico para a primeira classe.
Esse é o mesmo modelo empregado nas missões de repatriação no Líbano e nos resgates de cidadãos brasileiros em Israel, em 2023