Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias faleceu na madrugada desta sexta-feira (1º)Reprodução
Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias morre aos 85 anos em SP
Fundador da Associação Católica Arautos do Evangelho, religioso convivia com as sequelas de um AVC sofrido em 2010
Após conviver com as sequelas de um AVC sofrido em 2010, Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, fundador da Associação Católica Arautos do Evangelho, morreu na madrugada desta sexta-feira (1º) em Franco da Rocha, São Paulo, aos 85 anos.
Monsenhor João faleceu por volta das 2h30 da madrugada desta sexta-feira, cercado por seus filhos espirituais. Nas redes sociais, a Associação Católica Arautos do Evangelho confirmou e lamentou a morte do religioso. "Mons. João Scognamiglio Clá Dias deixa um legado de santidade de vida a milhões de católicos vinculados à instituição nos cinco continentes", escreveu.
O religioso também foi fundador do Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista e do Instituto Teológico São Tomás de Aquino, assim como a revista científica "Lumen Veritatis" e a revista de cultura católica "Arautos do Evangelho". Escreveu 27 obras, várias traduzidas a até sete idiomas e algumas com tiragem superior a dois milhões de exemplares.
Em 2008, foi nomeado por Bento XVI Protonotário Apostólico e Cônego Honorário da Basílica Papal de Santa Maria Maior, em Roma. Recebeu diversas condecorações e honrarias, no Brasil e no exterior, entre elas a Medalha Pro Ecclesia et Pontifice, pelo zelo em prol da Santa Igreja e do Sumo Pontífice.
Monsenhor João também fundou mais de 50 coros e orquestras e incentivou a edificação de quase trinta igrejas e oratórios – duas das quais receberam o título de basílica – no Brasil e em diversas nações da América, Europa e África.
Filho de mãe italiana e pai espanhol João Scognamiglio Clá Dias nasceu em 15 de agosto de 1939 em São Paulo. Antes dar início à vida religiosa, chegou a servir o Exército Brasileiro, onde foi condecorado com a medalha Marechal Hermes.
Ele cursou Direito na Faculdade do Largo São Francisco e se formou padre na Escola Tomista de Salamanca, na Espanha. O religioso também concluiu a graduação de Psicologia e Humanidades, doutorado em Direito Canônico e Teologia na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Angelicum), em Roma.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.