Evento aconteceu na Barra da TijucaDivulgação
Jogos eletrônicos com Brasil como tema são premiados em Arena Gamer carioca
Concurso Brasil Tá Pra Game promovido pela Embratur visa atrair o turismo estrangeiro
Brasília - A indústria dos jogos digitais, que hoje ocupa a segunda colocação entre os negócios de entretenimento no mundo, atrás apenas do segmento de conteúdos para a televisão, ganhou nesta sexta-feira (1º) incentivadores fundamentais para o seu desenvolvimento através do concurso ‘Brasil Tá Pra Game’, que também irá ajudar a promover a chegada de mais turistas estrangeiros ao país.
A Embratur, em parceria com a Prefeitura do Rio e a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames), premiou três entre dez jogos digitais pré-selecionados no concurso, que envolveu 51 participantes de todo o país. A cerimônia foi realizada na Arena Gamer do Engenhão, que ficou lotada de apaixonados por jogos digitais.
O primeiro colocado foi o jogo “Língua”, do Estúdio Guilherme Giacomini, de São Paulo, seguido do projeto “Árida”, do Estúdio Aoca Game Lab, da Bahia. Em terceiro ficou o jogo “Aleijadinho Virtual”, do Estúdio Studio KwO, do Rio de Janeiro. O vencedor receberá um prêmio de R$ 70 mil. Segundo e terceiro colocados ganharão R$ 40 mil.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, explicou que o prêmio fez parte da estratégia da Embratur de promover o turismo brasileiro por meio de conteúdos audiovisuais, com ênfase no crescente mercado de games. Os jogos digitais, lembra Freixo, possuem um forte potencial para influenciar escolhas de consumo e posicionar o Brasil como um destino turístico inovador e atraente.
"A indústria dos jogos é relativamente recente e possui grande potencial econômico e gerador de impactos: introduzem novas tecnologias e inovações em outros setores da economia, a exemplo do turismo. Nosso objetivo é tornar o turismo brasileiro competitivo internacionalmente, proporcionando uma experiência completa para os turistas e destacando os destinos turísticos do país através dos elementos da cultura brasileira, incluindo seu patrimônio artístico, histórico e cultural, utilizando jogos", explicou.
Atualmente, mais da metade dos desenvolvedores de jogos no Brasil atuam no mercado internacional e obtêm mais de 70% de faturamento fora do país. Os números influenciaram a Embratur e a Abragames a criarem a premiação, por entenderem que os jogos podem se tornar uma importante ferramenta para apresentar o Brasil no exterior.
Rodrigo Terra, presidente da Abragames, destacou a importância do concurso para o segmento. "A parceria entre a Abragames e a Embratur é fundamental para expandir e consolidar o Brasil como potência industrial, cultural e turística, apresentando nossas histórias, nossas paisagens, nossa sociedade e nossa criatividade através dos games", observou.
"O Brasil Tá Pra Game valorizou games que falam sobre a nossa gente, sobre nossa história, de maneira moderna, jovem, engajante e universal. Reconhecer jogos eletrônicos que promovem a riquíssima cultura brasileira e a indústria digital nacional é fazer soft power no século 21, além de avançar no entendimento de como se comunicar com potenciais turistas, que também são gamers", complementou Terra.
Os critérios de avaliação do concurso foram: qualidade técnica, game design (inovação na mecânica de jogo, engajamento), narrativa, arte, áudio, tecnologia e diversidade.
Criador do jogo ‘Língua’, que trata da riqueza da cultura nordestina e do folclore brasileiro, Guilherme Giacomini comemorou o primeiro lugar no concurso.
"Queria agradecer à Embratur e à Abragames por criarem essa oportunidade tão importante pro desenvolvedor independente brasileiro. O Brasil é rico e diverso, e isso se reflete em todas as facetas da nossa cultura. A gente tá muito além do tempo onde jogos eram considerados uma mera forma de entretenimento e é extremamente importante que essa forma de arte seja vista não só pelo seu potencial econômico e cultural, mas também por ser algo que traz sentido para a nossa vida, uma forma de expressão que nos aproxima. Acompanho diariamente o talento e a paixão dos profissionais do nosso setor, e tenho certeza que incentivos como o Brasil Tá Pra Game vão impulsionar cada vez mais para que a gente se torne uma potência mundial um dia", afirmou.
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