Fala de Fávaro está ligada à oposição da França em concluir um acordo comercial entre a UE e o MercosulWilson Dias/Agência Brasil
Fávaro declarou à GloboNews estar "feliz com a atitude" dos fornecedores, que interromperam o abastecimento às lojas da rede na semana passada.
A suspensão no fornecimento começou depois que, na quarta-feira, o CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, afirmou a sindicatos franceses que a rede "não venderá nenhuma carne proveniente do Mercosul" em suas unidades na França.
A disputa está ligada à oposição da França em concluir um acordo comercial entre a UE e o Mercosul, em meio a protestos de agricultores franceses que temem que o pacto favoreça uma concorrência desleal.
"Se para o povo francês, o Carrefour não serve para comprar carne brasileira, o Carrefour também não compre carne brasileira para colocar nas suas lojas aqui no Brasil", afirmou o ministro Fávaro.
O fornecimento "foi completamente suspenso e continua suspenso" até que o CEO do Carrefour mude de posição, acrescentou a fonte, que pediu anonimato.
Outros dois fornecedores do poderoso setor do agronegócio, Marfrig e Masterboi, que supostamente aderiram à medida, não quiseram se pronunciar sobre o assunto.
O Carrefour Brasil, por sua vez, declarou em comunicado que a suspensão do fornecimento de carne "impacta" seus clientes e que está buscando "soluções que viabilizem a retomada do abastecimento". A empresa atende "milhões de clientes" no país e emprega 130 mil pessoas, acrescentou.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou o "protecionismo europeu, especialmente da França contra o Brasil".
As discussões sobre os avanços do acordo UE-Mercosul, negociado desde 1999, estarão na pauta na próxima semana durante uma cúpula do Mercosul em Montevidéu.
No entanto, a Comissão Europeia, braço executivo da UE, expressou a intenção de concluir rapidamente o acordo comercial com o Mercosul, cujos termos foram acordados em 2019. O Brasil também demonstrou confiança em fechar o acordo antes do final do ano.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.