Aviões da Latam colidem no aeroporto de CongonhasReprodução

Na manhã desta terça-feira (3), dois aviões da companhia aérea Latam colidiram em baixa velocidade no pátio de embarque e desembarque do aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo. O incidente não deixou feridos.
Imagens compartilhadas em grupos de pilotos de São Paulo registraram o momento em que a ponta da asa de uma aeronave encostou na cauda de outra que estava parada. A ocorrência foi registrada às 8h24 e resultou em danos na estrutura dos aviões, como mostram fotos feitas por passageiros.
De acordo com a concessionária Aena, responsável pelo terminal, o avião que provocou a colisão tinha como destino Campo Grande (MS), enquanto o outro seguia para Brasília (DF). "As aeronaves foram encaminhadas para inspeções de manutenção, e todos os clientes serão reacomodados em outros voos da companhia", informou a Latam em nota.
A companhia confirmou que o incidente está sendo investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e reforçou que está prestando os devidos esclarecimentos às autoridades.
O acidente gerou atrasos nos dois voos envolvidos. Passageiros a bordo do avião com destino a Brasília relataram um período de cerca de duas horas até serem realocados. Entre os ocupantes estava o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Carvalho, que participaria de um evento sobre crime organizado na capital federal.
A Latam enfatizou que a segurança dos passageiros e tripulantes não foi comprometida. "Ambos os aviões desembarcaram normalmente e em total segurança", destacou a empresa.