Presidente LulaReprodução/redes sociais
Onde foi publicado: TikTok.
Conclusão do Comprova: É sátira um vídeo em que o presidente Lula pede votos para Jair Bolsonaro nas eleições de 2026 e usa uma camiseta com o nome do ex-presidente. As cenas foram produzidas por inteligência artificial, o que é possível verificar pela marca d’água "Infinity AI" no canto inferior direito do conteúdo.
A ferramenta Hive Moderation, que verifica indícios de manipulação por IA, também indicou evidências de manipulação na publicação. Segundo o serviço, não há nenhuma chance de a imagem usada no vídeo ser real; sobre o áudio, a ferramenta aponta haver 72% de chance de ter sido criado sinteticamente, resultando em 72% de probabilidade de o conteúdo ter sido gerado com inteligência artificial ou com uso de deepfake, técnica de IA usada para combinar áudios e vídeos e criar conteúdos falsos, como explicou o Comprova.
O Comprova concluiu tratar-se de uma sátira porque, além de ter sido publicado por um perfil que se define como "de memes e humor", o post traz hashtags como #lula, #bolsonaro, #direita e #esquerda. Em um dos poucos comentários em que alguém parece acreditar no vídeo, o dono do perfil reforça que é um canal de humor.
Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. A publicação teve mais de 64 mil visualizações e 2 mil curtidas até 27 de janeiro.
Fontes que consultamos: Consulta na ferramenta Hive Moderation e busca pelo perfil responsável pela publicação.
Por que o Comprova investigou essa publicação: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.
Outras checagens sobre o tema: Vídeos criando deepfakes de Lula e outros políticos já foram checados outras vezes. O Comprova já verificou, inclusive, um post semelhante ao checado aqui, do petista pedindo votos para Bolsonaro na eleição de 2022. Também já concluiu ser sátira vídeo de mulher com rosto do presidente e delegado parecido com Bolsonaro.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.