Cerca de 100 passageiros ficam sem embarcar em cruzeiro que partiu do Porto de Santos no dia 20 de marçoReprodução

Um cruzeiro organizado pela Rádio Energia FM deixou cerca de 100 passageiros para trás no Porto de Santos, litoral de São Paulo, na quinta-feira, 20. Nas redes sociais, passageiros reclamaram de atraso no embarque e na partida do cruzeiro ou por terem sido impedidos de entrar no barco. Também houve queixas sobre falta de organização e comunicação.
A Costa Cruzeiros, dona do barco, disse que alguns passageiros estavam sem os formulários ou números de reserva necessários para o embarque e afirmou que a organização da lista responsabilidade da empresa que fretou o cruzeiro (a Energia FM) Procurada pela reportagem, a rádio não se manifestou.
O cruzeiro, anunciado nas redes sociais e no site da rádio Energia FM, foi realizado entre 20 a 23 de março, com embarque e desembarque no Porto de Santos e uma parada em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Os passageiros que conseguiram embarcar puderam assistir a shows de cantores como Sandra Sá e Paulo Ricardo.
De acordo com a Costa Cruzeiros, dona do navio Costa Pacífica, fretado pela rádio para promover um evento, "alguns hóspedes compareceram sem os formulários de embarque necessários e/ou números de reserva. Tal situação causou um atraso considerável nas operações de check-in."
Nas redes sociais, passageiros afirmaram que não haviam recebido o voucher de check-in do cruzeiro em seus endereços de e-mail e, por isso, só tinham o comprovante de compra e pagamento. Alguns deles foram informados por funcionários que o sistema que gerava os vouchers, contendo a lista de passageiros, estava fora do ar
O imbróglio no check-in fez com que cerca de 100 hóspedes não conseguissem embarcar. Além disso, a partida do navio, que deveria ter ocorrido às 17 horas do dia 20, foi feita apenas às 2 horas da manhã de sexta-feira, 21.
"A Costa esclarece que, no âmbito dos acordos com a organização do fretamento, a administração deste cruzeiro e o envio da lista de passageiros para embarque são de responsabilidade exclusiva do afretador, o organizador do evento."
A rádio desativou os comentários no seu Instagram após críticas de passageiros que não conseguiram embarcar e ficaram muitas horas em pé na área de check-in, sem alimentação e acesso à água "Caos e decepção", escreveu um passageiro que não conseguiu embarcar em um post em sua própria rede social.
"A Costa aconselha aos hóspedes interessados a entrarem em contato com o afretador, responsável pelo evento a bordo. A Costa fez tudo o que foi possível para permitir o embarque das pessoas que compareceram sem os documentos necessários de forma a garantir a conformidade com as normas e protocolos de segurança", diz a empresa de fretamento de navio.