Luís Eduardo Falcão (Novo), prefeito de Patos de Minas (MG), tem 45,9% da intenção dos votos para eleição na AMMDivulgação

Pesquisa realizada pelo Instituto IA Pesquisas, entre 24 e 28 de março de 2025, para a disputa pela presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM) mostra a liderança do prefeito de Patos de Minas (MG), no Alto Paranaíba, Luís Eduardo Falcão (Novo), com 45,9% dos votos, com a chapa “AMM Atuante, Unida e Transparente”, composta por 45 prefeitos de todas as regiões do estado de Minas Gerais.
Em segundo lugar, ficou o ex-prefeito de Coronel Fabriciano e atual presidente da entidade, Dr. Marcos Vinicius (sem partido), da chapa “Independente, Forte e Eficiente”, também com 45 prefeitos, com 35,3%. Indecisos são 18,8%. O levantamento ouviu 218 prefeitos de todas as regiões do estado.
As eleições para a presidência da AMM irão acontecer na próxima sexta-feira (4), de 9h às 16h, na sede da entidade, na avenida Raja Gabaglia, 385, em Belo Horizonte. Estarão aptos a votar os prefeitos e prefeitas dos municípios associados que estejam em dia com as obrigações estatutárias. Para isso, é preciso que o município tenha sido afiliado há mais de três meses consecutivos antes da eleição e que esteja em dia com as contribuições e demais obrigações sociais. A apuração acontece logo após o fechamento das urnas e o resultado sai após a contagem dos votos.
O edital completo com as informações sobre a inscrição das chapas e o processo de votação do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal da Associação para o triênio 2025-2028 foi publicado no portal da AMM e nas redes sociais da entidade. O ofício e o extrato de convocação da Assembleia Geral da instituição também foram enviados aos gestores municipais pelos Correios.
A história da AMM
Uma história contada pelas batalhas enfrentadas em defesa dos 853 municípios mineiros. Fundada em 17 de outubro de 1952, com a filosofia e o propósito de reunir e representar os municípios de Minas nas esferas estadual e federal, a AMM busca, por meio das potencialidades e individualidades, o fortalecimento de cada um dos municípios mineiros e, consequentemente, o desenvolvimento do Estado.
E, ao longo dessa caminhada, fica clara a importância dos municípios ao desenvolvimento do Estado, pois neles vivem os cidadãos e as demandas são apresentadas e cobradas.
Esta entidade, reconhecida pela sua importância em todo o País, cresceu, se desenvolveu e acompanhou a evolução tecnológica, levando aos seus associados informações de qualidade e a certeza da defesa da causa municipalista.