'Candidatura à presidência' sugere pegadinha de Felipe Neto nas redes sociais
Em seu 'discurso', influenciador faz inúmeras referências ao clássico da literatura '1984', de George Orwell. Internautas apontam campanha para promover o livro
Vídeo já alcançou milhões de visualização e mais de 200 mil curtidas - Reprodução
Vídeo já alcançou milhões de visualização e mais de 200 mil curtidasReprodução
O influenciador Felipe Neto publicou na noite desta quinta-feira (3) um vídeo no Instagram que sacudiu as redes sociais. De roupa preta e semblante sério, ele anuncia sua 'pré-candidatura' à Presidência da República e a criação uma nova rede social. O vídeo, no entanto, pode se tratar de uma 'pegadinha'. No vídeo, Felipe faz inúmeras referências ao livro '1984', de George Orwell, um clássico da literatura mundial.
Na estante atrás do influenciador aparece a capa do livro. Em seu discurso, Felipe Neto cita a criação do "Ministério da Verdade" - órgão criado pelo personagem principal da obra, Winston Smith - e faz menção indireta ao "Grande Irmão". Além da "candidatura à presidência", o influenciador fala na criação de uma nova rede social, a 'Nova Fala', referência direta ao idioma fictício criado pelo governo totalitário na obra de Orwell.
"Assim como um pai precisa vigiar seu filho para educá-lo bem, é isso que precisa fazer o líder de uma nação. É isso que eu quero ser para o povo brasileiro. Um pai tão generoso, quanto vigilante. Ou, se eu for jovem demais para isso, eu quero ser como um irmão mais velho", diz Felipe.
Reação do público
Nos comentários, os internautas perceberam as referências à obra de Orwell. "Clube do Livro vai lançar uma edição especial '1984'?", perguntou uma seguidora sobre o projeto de Felipe Neto. "Acredito que é só pra criar burburinho pra uma crítica que venha depois. Aliás, o Felipe já disse em vários vídeos que não quer ser político", pontuou outra.
Esta não seria a primeira vez que Felipe Neto promove um livro, no entanto. Ano passado, o influenciar alavancou as vendas de 'Fahrenheit 451', ao estrear seu clube do livro com a obra do autor Ray Bradbury. Após o anúncio, em julho de 2024, a procura pelo livro subiu 72.500% na Amazon. "A obra de Ray Bradbury é atemporal e permitiu que a gente criasse uma série de conteúdos fantásticos”, disse Felipe na época.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.