Soro é da empresa Halex Istar Indústria FarmacêuticaReprodução / Google Street View
Anvisa suspende venda de soro hospitalar por presença de corpo estranho
Solução é usada para reidratação e equilíbrio hidroeletrolítico
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (8), a suspensão da comercialização, do uso e da distribuição do soro Ringer com lactato da empresa Halex Istar Indústria Farmacêutica.
"De acordo com a Anvisa, a decisão foi motivada por um desvio de qualidade, devido à presença de um corpo estranho no produto. Em nota, a agência reguladora afirmou que o problema fere o artigo 4º da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 658/2022, ao disponibilizar à população medicamentos sem a devida qualidade.
A solução de Ringer com lactato é composta por cloreto de sódio, cloreto de cálcio, cloreto de potássio e lactato de sódio, diluídos em água. O produto é indicado para reidratação e restabelecimento do equilíbrio hidroeletrolítico em casos de perda de líquidos e dos íons cloreto, sódio, potássio e cálcio, além de ser utilizado na prevenção e no tratamento da acidose metabólica.
O jornal O DIA entrou em contato com a empresa Halex Istar Indústria Farmacêutica, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para manifestação.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.