Sexto voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos pousou no Brasil Reprodução/internet
Avião com mais 96 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil
É o sexto voo a desembarcar no país desde que Donald Trump assumiu a presidência dos EUA
Ceará - O sexto voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos pousou no Brasil às 9h10 desta sexta-feira (11) no aeroporto de Fortaleza (CE), com 96 passageiros. A medida faz parte da política migratória implantada pelo governo de Donald Trump.
De acordo com a Superintendência da Polícia Federal (PF) no Ceará, um homem com mandado de prisão aberto foi preso assim que chegou.
Após terem sido algemados pelas autoridades norte-americanas, os repatriados foram acolhidos em um posto avançado de atendimento humanizado.
Em Fortaleza, os repatriados seguiram em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) até o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG). A previsão é que a aeronave chegue por volta das 15h na cidade.
Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, este é o 5º voo recebido em Fortaleza, e será o 6º em Confins, onde serão recebidos em sala exclusiva e adaptada. O primeiro voo, com 88 repatriados, chegou no Brasil via Aeroporto Internacional de Manaus.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres disponibilizará 50 passagens para deslocamento dos repatriados para unidades federativas brasileiras. Trinta delas para passageiros que desembarcaram em Fortaleza, com destino aos estados do Norte e do Nordeste.
As outras 20 passagens serão para que os repatriados encaminhados a Confins sejam deslocados para estados do Sudeste, Centro-Oeste e Sul.
Entre os serviços oferecidos aos repatriados estão os de alimentação e higiene; atendimento de saúde e suporte psicossocial; orientações sobre direitos e encaminhamentos para serviços públicos; apoio logístico para deslocamento até as cidades de origem; e contato com familiares.
Caso seja necessário, serão também oferecidos acolhimentos temporários.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.