Maioria dos paulistas prefere ver Tarcísio de Freitas disputando a reeleiçãoMarcos Galvão / Alesp
Datafolha: 58% quer Tarcísio disputando reeleição em SP; 30%, a Presidência
Governador de São Paulo já negou diversas vezes publicamente que será candidato ao Planalto no lugar de Bolsonaro, tornado inelegível até 2030 pelo TSE
Pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira, 10, mostra que 58% dos paulistas acreditam que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) deveria disputar a reeleição em São Paulo no pleito de 2026. Enquanto isso, 30% preferem que o republicano concorra à Presidência da República. Já 12% não souberam responder.
Tarcísio já negou diversas vezes publicamente que será candidato ao Planalto no lugar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tornado inelegível até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político. O governador tem defendido a candidatura do capitão reformado e afirma que disputará novamente o Executivo paulista. Entre os entrevistados pelo instituto que se declaram bolsonaristas, 61% dizem que Tarcísio deveria tentar disputar novamente o governo, e 32%, que deveria tentar a Presidência.
No entanto, nos bastidores a possibilidade não é descartada e há movimentações até para construir um sucessor do republicano no Estado. Nesse sentido, a pesquisa Datafolha também questionou os entrevistados sobre qual candidato o governador de São Paulo deveria apoiar caso o republicano opte por sair candidato a presidente nas próximas eleições.
Para 23%, Tarcísio deveria declarar apoio ao influenciador digital e ex-candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), apesar de ele hoje também estar inelegível por oito anos pela Justiça Eleitoral. Por outro lado, 22% acreditam que o chefe do Executivo estadual deveria endossar uma candidatura do prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB). O emedebista foi apoiado por Tarcísio nas eleições de 2024 e desde então, ambos fomentam uma relação de proximidade e alinhamento de pautas.
Na sequência, aparece o secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab (PSD), com 10% de preferência dos paulistas. Em seguida, estão o prefeito do município de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), e o deputado federal Ricardo Salles (Novo), ambos com 7%.
Já o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, surge com 6%. E o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado (PL), aparece por último com 3%.
O levantamento ouviu 1.500 eleitores com mais de 16 anos, de 81 cidades paulistas, de 1 a 3 de abril. A margem de erro das porcentagens é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Tarcísio se reelegeria governador de SP se eleição de 2026 fosse hoje
A pesquisa Datafolha mostra que Tarcísio se reelegeria como governador de São Paulo se a eleição de 2026 fosse hoje. O atual chefe do Executivo estadual derrotaria todos os potenciais adversários no segundo turno e também aparece à frente nos cenários de primeiro turno apontados pelo levantamento.
Em uma disputa em que o vice-presidente e ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) fosse candidato, Tarcísio tem 41% das intenções de voto contra 25% do pessebista. Na amostra, o influenciador digital Pablo Marçal (PRTB) aparece em terceiro lugar com 15%. Em seguida, estão o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), com 6% e o deputado federal Ricardo Salles (Novo), com 4%. 9% votariam em branco e 1% não sabem.
A pesquisa Datafolha foi feita com 1.500 eleitores que têm mais de 16 anos, em 81 cidades do Estado, entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.