O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta quinta-feira (17) o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas), que permite tutores de cães e gatos a criarem um Registro Geral (RG) Animal, uma carteirinha com número de identificação único e válido em todo o país, de seus bichinhos.
fotogaleria
Quando o registro é feito, automaticamente um QR Code é gerado. Esse código, que pode ser fixado na coleira do pet, carrega algumas informações do animal e de seu tutor, facilitando a localização dos donos caso os bichinhos se percam.
Uma vez cadastrados, os tutores também podem receber informações sobre campanhas públicas de castração, vacinação e microchipagem em sua região, facilitando o acesso aos serviços de cuidado e bem-estar animal. A medida também deve proporcionar mais segurança em negociações de compra e venda.
Além dos tutores, organizações de resgate de animais e prefeituras também poderão cadastrar os bichos sob sua responsabilidade. No momento do cadastro, há também a opção de incluir animais comunitários - aqueles que não têm um responsável específico, mas são cuidados por um grupo de pessoas ou comunidade.
Veja o passo a passo de como cadastrar o pet
1 - Acesse o site sinpatinhas.mma.gov.br e entre com a conta gov.br; 2 - Complete seus dados pessoais no sistema; 3 - Preencha os dados do pet: nome, data de nascimento, cor, espécie, sexo, se é castrado, se é comunitário e estado e município do nascimento. Caso possua microchip, o número deverá ser informado nesta etapa; 4 - Faça o upload de uma foto para o RG Animal: a imagem, preferencialmente 3x4, deve ser nítida, de frente e que mostre mais o rosto do que o corpo; 5 - Pronto! O documento é gerado na hora, sem qualquer custo. Para acessar carteirinha e o QR Code, basta clicar em "Baixar RG Animal", em "Ações".
Na página do tutor, o dono pode cadastrar mais de um animal, sem limites de bichinhos. Para cada pet, o responsável tem acesso a algumas ferramentas, como: Mudar de Tutoria, usado para passar o animal para o nome de outra pessoa; Editar, quando é necessário fazer alguma alteração no cadastro; Visualizar, que permite ver os dados do pet; Baixar RG Animal, para ter acesso à carteirinha; e Baixar Carteirinha de Saúde do Animal.
O responsável também pode receber tutela, onde escolhe se quer ou não que um animal passe para o nome dele, e tem acesso ao histórico de transferência dos bichinhos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.