A forte chuva que atingiu São Paulo neste sábado (19) provocou alagamentos e paralisou linhas de trem na Região Metropolitana. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura, um alerta foi emitido às 15h50 e terminou às 17h42.
Um levantamento da Defesa Civil apontou que, em Diadema, umas das regiões mais atingidas, choveu em 2h o esperado para 24 dias. Na região da rua Xavier de Toledo, as vias ficaram alagadas. Um carro foi arrastado com uma pessoa dentro, que depois tentou sair pela janela do veículo.
No Campo Limpo, bairro da Zona Sul da capital, a chuva provocou um deslizamento de terra no quintal de uma casa, e o muro da residência cedeu. A Defesa Civil foi acionada para vistoriar o local. Não houve feridos.
"O radar meteorológico indica pontos de chuva forte a moderada intensidade, principalmente nos bairros da Zona Sul, entre Ipiranga, Jabaquara e Cidade Ademar, que podem se espalhar para outras áreas da cidade", apontou o órgão.
Segundo a concessionária Enel, mais de 37,7 imóveis na Grande São Paulo estavam sem energia elétrica às 17h30.
Em São Bernardo do Campo, o bairro Pauliceia ficou alagado, as equipes seguem em campo contabilizando os danos e monitorando os locais de risco.
Trens afetados
Segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), entre 15h50 e 18h08, devido a pontos de alagamentos causados pelas fortes chuvas na Região Metropolitana de São Paulo, os trens da Linha 7-Rubi não circularam no trecho entre as estações Campo Limpo Paulista e Botujuru.
O sistema Paese, com a solicitação de ônibus para atender os passageiros no trecho interrompido, chegou a ser acionado. Mas em nota atualizada, enviada ao Terra por volta de 19h, foi informado que o sistema foi cancelado. "A circulação da Linha 7-Rubi está em processo de normalização na noite deste sábado", complementaram.
A Linha 10-Turquesa também foi afetada ao longo da tarde. Às 17 horas o trecho entre as estações Capuava e Prefeito Saladino ficou paralizado. A circulação foi retomada às 19h20. Para atender os passageiros no trecho interrompido, durante esse período, foram utilizados ônibus do sistema Paese.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.