O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado, 26, que continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), seguindo em tratamento para controle das alterações nos exames laboratoriais do fígado. De acordo com o comunicado nas redes sociais, ele ainda não apresentou movimentos intestinais espontâneos, somando mais de 12 dias sem funcionamento normal do sistema digestivo, o que impede a alimentação oral.
Bolsonaro vem recebendo suporte calórico e nutricional por via endovenosa. Além disso, faz fisioterapia para recuperar a massa muscular e segue com medidas de prevenção contra trombose venosa. As visitas continuam restritas e ainda não há previsão de alta da UTI.
Entenda
Bolsonaro está internado desde o último dia 13, em Brasília, quando passou por cirurgia no intestino e na parede abdominal. O procedimento, de grande porte, teve duração de 12 horas e ocorreu sem intercorrências e sem a necessidade de transfusão de sangue.
A obstrução foi causada por uma dobra no intestino delgado e foi corrigida durante a cirurgia. Desde que levou uma facada na campanha de 2018, Bolsonaro passou por várias cirurgias e internações.
Na quinta-feira (24), o boletim médico informava que o paciente apresentou piora clínica, com elevação da pressão arterial e piora dos exames laboratoriais hepáticos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.