Um avião ultraleve caiu e matou o empresário Obed Pereira Matias, de 42 anos, na manhã deste sábado (3), na Zona Rural de Serra Grande, no Sertão da Paraíba. Ele pilotava a aeronave e seguia com destino ao próprio município de Serra Grande, onde participaria de um evento.
A aeronave caiu em uma área de mata, o avião ficou destruído e os seus destroços espalhados entre a vegetação. O avião envolvido no acidente é do modelo trike delta, também conhecido como paratrike, um tipo de asa-delta motorizada classificada como aeronave ultraleve.
Esse tipo de equipamento possui uma asa de tecido flexível acoplada a um carrinho de três rodas, que comporta até duas pessoas. O controle de voo é feito por meio da transferência de peso do piloto, característica do sistema de pilotagem pendular.
O empresário era dono de uma empresa de internet na cidade de Piancó, de onde partiu com a aeronave. A Polícia Civil informou que ainda não há detalhes sobre as circunstâncias que levaram à queda da aeronave.
De acordo com o delegado Ilamilto Simplício, a aeronave estava devidamente registrada e legalizada, conforme confirmação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Ele afirmou que a agência está enviando uma equipe, que deve chegar em Serra Grande ainda hoje, para realizar a perícia.
"Agora, aguardamos a perícia da ANAC para determinar se o que ocorreu foi falha na aeronave, no ultraleve, ou falha humana", explicou.
Uma segunda vítima, um jovem de 28 anos que também estava na aeronave, foi socorrida com múltiplas fraturas e encaminhada ao Hospital Regional de Itaporanga.
Uma equipe de perícia da Polícia Civil de Patos realizou a análise da cena e a coleta de informações para apuração das causas da queda.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.