Pesquisa de satisfação considera 17 indicadores de desempenho dos aeroportos brasileirosRovena Rosa / Agência Brasil

A mais recente pesquisa realizada pelo Ministério de Portos e Aeroportos aponta uma alta aprovação dos usuários quanto ao nível de satisfação dos serviços nos aeroportos do País. Em uma escala de 1 a 5, sendo 1 “muito ruim” e 5 “muito bom”, o índice geral de avaliação ficou em 4,44, consolidando a boa percepção do público em relação à infraestrutura dos terminais brasileiros. A avaliação considera 17 indicadores de desempenho, como acessibilidade, limpeza, check-in, inspeção de segurança, restituição de bagagens, entre outros. O resultado se refere ao período de janeiro a março deste ano.
Entre os aeroportos com maior movimentação, acima de 10 milhões de passageiros em 2024, Brasília aparece como líder na categoria de satisfação geral, com nota 4,54, seguido por Congonhas (4,51) e Guarulhos (4,49). Galeão (4,31) e Campinas (4,40) também figuram entre os bem avaliados.
Na faixa intermediária, entre 5 e 10 milhões de passageiros, os aeroportos de Curitiba (4,42), Fortaleza (4,41) e Recife (4,40) se destacaram pelo desempenho positivo. Entre os terminais de menor porte, com até 5 milhões de passageiros, Florianópolis (4,08), Maceió (4,06) e Vitória (4,06) obtiveram as melhores notas.
A pesquisa envolveu cerca de 8 mil entrevistas mensais distribuídas proporcionalmente entre os aeroportos conforme o fluxo de passageiros. O levantamento apontou um panorama positivo sobre a experiência dos viajantes nos principais aeroportos brasileiros. Entre janeiro e março deste ano, 25.829 entrevistas foram realizadas presencialmente.
Os dados da pesquisa não apenas refletem a experiência dos passageiros, mas também oferecem subsídios para aprimoramentos na gestão aeroportuária. Os resultados são utilizados como ferramenta estratégica pelas autoridades e operadores aeroportuários para otimizar serviços, aumentar a eficiência operacional e garantir um atendimento cada vez mais qualificado.