Conhecido por ser um homem muito simples, Pepe Mujica tornou-se uma das figuras políticas mais notáveis de toda a América LatinaAFP

Políticos brasileiros usaram as redes sociais para lamentar a morte de José "Pepe" Mujica, na tarde desta terça-feira (13). O ex-presidente uruguaio, que lutava contra um câncer de esôfago em estágio terminal, morreu aos 89 anos.
O Ministério das Relações Exteriores classificou Mujica como um "grande amigo do Brasil". "O legado de 'Pepe' Mujica permanecerá, guiando todas e todos aqueles que genuinamente acreditam na integração de nossa região como caminho incontornável para o desenvolvimento e na nossa capacidade de construir um mundo melhor para as futuras gerações". Veja na íntegra abaixo.
Fernando Haddad, relembrou o legado de Mujica e lamentou a morte do ex-presidente. "Mujica aliou a coragem à doçura, a luta à compaixão. Deixa um legado de esperança, um convite a um humanismo radical. Meus sentimentos ao planeta Terra".
Guilherme Boulos publicou uma foto ao lado do ex-presidente. Na legenda, ele se despediu: "Vá em paz, Grande Mestre! Pepe Mujica é eterno!"
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo se despediu de Pepe e falou sobre a importância do ex-político para ele. "Uma referência inspiradora para todos nós que acreditamos em um mundo melhor e mais justo. Mujica cumpriu sua missão com uma trajetória marcada pela simplicidade, ética e humanidade", escreveu.
Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, relembrou o encontro que teve com Mujica e falou sobre o que o ex-presidente representa. "Hoje nos despedimos de você, mas não do seu legado. Mujica foi mais do que um ex-presidente, ele foi um símbolo vivo de humildade, justiça social e compromisso verdadeiro com o povo pobre. Um líder que nos ensinou, com gestos e palavras, que é possível fazer política com ética, afeto e responsabilidade coletiva".
Benedita da Silva se despediu de Pepe. "O mundo perde e se despede de um líder histórico: Pepe Mujica. Descanse em paz, que Deus lhe receba de braços abertos e saiba que nunca deixaremos de lutar, como sempre foi a sua mensagem de vida".
Tabata Amaral se solidarizou com o povo uruguaio e relembrou o legado de Pepe. "Um líder uruguaio raro, que fez da política um ato de humildade, coragem e amor pelo povo. Mostrou ao mundo que é possível governar com ética, simplicidade e coerência. Viveu como pensava — e isso já é uma forma de revolução. Que sua história siga nos inspirando a lutar por uma política mais humana e verdadeira".
A deputada federal Sâmia Bomfim falou sobre a trajetória de Mujica ao se despedir dele. "Vá em paz, Mujica. Um importante líder progressista latinoamericano, lutou contra a ditadura no Uruguai, defendeu valores como a justiça social, a solidariedade entre os povos, a defesa do meio ambiente e a ética na política. Agradecemos o legado, Pepe!"
Duda Salabert, deputada federal, também se despediu do ex-presidente uruguaio. "Na sua simplicidade, Pepe Mujica semeou mudanças na América Latina. Inspirou-nos em vida e revelou ainda mais coragem quando viu aproximar sua partida, sem jamais abrir mão da verdade. Exemplo de luta sem tirar o pé de suas raízes. Vá em paz, Pepe".
O senador Fabiano Contarato relembrou seu encontro com Pepe e falou sobre o legado que ele deixa. "Sou imensamente grato pela oportunidade de ter trocado experiências e aprendido com as histórias de um defensor incansável por um mundo mais justo e digno para todas e todos".
O Partido dos Trabalhadores (PT) relembrou a trajetória de Pepe e publicou fotos dele ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Líder humilde, coerente e incansável na luta por justiça social, Mujica foi um exemplo de integridade e compromisso com os valores da esquerda latino-americana. Sua história permanecerá viva na memória dos povos que sonham com um mundo mais justo, solidário e igualitário".
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) relembrou a trajetória e lamentou a morte de Pepe. "Mujica foi um dos mais importantes representantes da esquerda mundial nas últimas décadas. Sua partida deixará saudades e um enorme legado ao socialismo".
O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) também se despediu de Pepe. "Símbolo da luta por justiça, dignidade e igualdade. A sua trajetória inspira quem sonha com um mundo mais humano. Que seu legado siga acendendo esperanças. Até sempre, companheiro!".
Nota do Ministério das Relações Exteriores na íntegra
"O governo brasileiro tomou conhecimento, com profundo pesar, do falecimento na data de hoje do ex-Presidente da República Oriental do Uruguai, José Alberto 'Pepe' Mujica, aos 89 anos, em Montevidéu.

Grande amigo do Brasil, o ex-Presidente Mujica foi um entusiasta do MERCOSUL, da UNASUL e da CELAC, um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina e, sobretudo, um dos mais importantes humanistas de nossa época. Seu compromisso com a construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária constitui exemplo para todos e todas.

Em 5 de dezembro do ano passado, durante visita a Montevidéu, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva condecorou 'Pepe' Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração oferecida pelo Brasil a cidadãos estrangeiros. Na ocasião, o Presidente da República referiu-se ao ex-Presidente Mujica como 'a pessoa mais extraordinária' entre os presidentes com quem conviveu.

O legado de 'Pepe' Mujica permanecerá, guiando todas e todos aqueles que genuinamente acreditam na integração de nossa região como caminho incontornável para o desenvolvimento e na nossa capacidade de construir um mundo melhor para as futuras gerações.

Neste momento de dor, o Governo brasileiro estende à viúva Lucía Topolansky e aos familiares do ex-Presidente, assim como ao governo e ao povo uruguaios, seus mais sentidos pêsames e expressões de solidariedade".