Um homem morreu e outro ficou ferido após uma explosão em uma fábrica nesta quarta-feira (21) em São Mateus, no Norte do Espírito Santo.
A unidade produz sólidos inflamáveis de uso livre do Exército brasileiro. É um produto de queima lenta, utilizado para o rompimento de rocha e concreto, considerado mais seguro do que outros explosivos, como o dinamite.
Segundo o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer), a pessoa ferida foi transferida de helicóptero para o Hospital Estadual Jayme Santos Neves, na Serra, Grande Vitória, com queimaduras graves pelo corpo. A unidade é referência em queimados.
O capitão do Corpo de Bombeiros, Davi Pedrosa, informou que peritos do Exército, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros vão trabalhar no local para identificar a causa da explosão.
No momento do acidente, apenas os dois funcionários estavam na fábrica. Eles têm seguro de vida fornecido pela empresa, que também presta apoio aos familiares.
Segundo o representante legal da empresa, o acidente não se tratou de uma explosão, e sim um rompimento de gás devido a estímulo mecânico, "provavelmente causado por falha humana".
A fábrica é 100% regulamentada e o galpão onde o acidente aconteceu foi construído seguindo recomendações do Exército brasileiro. É uma unidade inaugurada há pouco mais de um ano.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) informou ao Corpo de Bombeiros, à Defesa Civil e à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Mateus recomendando a interdição cautelar de instalações industriais na empresa Verde-Oliva Indústria Termoquímica. Uma vistoria será realizada no local nesta quinta-feira (22).
"É importante frisar que, por ainda haver potencial presença de resíduos químicos no ar e no solo, nossas análises não se limitarão à parte interna da fábrica, mas atingirão todo o entorno. Nosso objetivo é verificar se houve contaminações e se a região está segura", disse o órgão.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.