Luciano Hang, dono da HavanIG - Economia
Ministro do TSE torna prefeito de Santa Rosa e empresário Luciano Hang inelegíveis até 2028
Segundo o magistrado, houve abuso de poder econômico em um ato realizado na cidade às vésperas do pleito municipal de 2020
O ministro André Ramos Tavares, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), declarou inelegíveis até 2028 o atual prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei (PP), o ex-prefeito Alcides Vicini (PP) e o empresário Luciano Hang. A decisão, proferida em 28 de abril, foi confirmada pela RBS TV na última segunda-feira (2).
Segundo o magistrado, houve abuso de poder econômico em um ato realizado na cidade às vésperas do pleito municipal de 2020. A sentença ainda é passível de recurso, e os três envolvidos informaram à RBS TV que pretendem recorrer.
A ação foi movida pela coligação União do Povo por Santa Rosa, após as eleições de 2020. A decisão não afeta o mandato atual de Mantei, que segue no cargo, mas o impede de disputar eleições pelos próximos oito anos, contados a partir de 2020.
De acordo com a denúncia, Luciano Hang esteve em Santa Rosa quatro dias antes do pleito e, durante um evento, anunciou a instalação de uma unidade de sua rede na cidade. A visita foi organizada a convite do então prefeito Alcides Vicini.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.