Eduardo Bolsonaro rebate Lula após ser chamado de 'lambe-botas de Trump'Reprodução X

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) reagiu nesta terça-feira (3) às declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que o chamou de “lambe-botas de Trump” e o acusou de praticar um ato “antipatriótico” e “terrorista” por articular sanções contra autoridades brasileiras nos Estados Unidos.
Em publicação feita na rede social X (antigo Twitter), Eduardo ironizou o discurso do presidente e afirmou que Lula “não tem moral” para falar sobre suposta interferência internacional. Segundo o parlamentar, o resultado das eleições de 2022 só foi desfavorável a Jair Bolsonaro devido à atuação do governo norte-americano. “A administração Biden interferiu nas eleições do Brasil”, alegou. Nenhuma evidência foi apresentada.
Eduardo está atualmente em solo norte-americano tentando influenciar congressistas conservadores a adotarem sanções contra autoridades brasileiras, como o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Moraes é um dos principais nomes à frente do julgamento de Jair Bolsonaro, acusado de articular uma tentativa de golpe de Estado após a derrota nas urnas.
Mais cedo, durante evento no Palácio do Planalto, Lula criticou duramente a atuação do deputado nos EUA. “É lamentável que um deputado brasileiro, filho do ex-presidente, esteja convocando os Estados Unidos a se intrometerem na política interna do Brasil. Isso é grave. É uma prática terrorista e antipatriótica”, declarou.
Ainda segundo o presidente, Eduardo Bolsonaro deixou o mandato para “lamber as botas de Trump” e pedir intervenção em assuntos internos brasileiros — o que, segundo Lula, fere a soberania nacional.