Elisane Rodrigues do Santos, de 49 anos, foi encontrada morta nesta terça-feira (17)Reprodução

Diversos políticos lamentaram o assassinato da vereadora Elisane Rodrigues dos Santos (PT). O corpo da parlamentar foi encontrado sem vida em Formigueiro, cidade do interior do estado em que ela atuava, nesta terça-feira (17).
Gleisi Hoffmann (PT-PR), ministra das Relações Institucionais, publicou uma nota de pesar em suas redes sociais ao saber do falecimento. Além de dizer que o ocorrido causa "revolta" e "tristeza", ela também falou sobre a necessidade de combater o feminicídio e cobrou esclarecimentos.
"A violência que atinge mulheres no Brasil, dentro e fora da política, é inaceitável. O feminicídio precisa ser enfrentado com seriedade! Esperamos que as investigações esclareçam o que está por trás desse crime e que os culpados sejam punidos. Nossa solidariedade à família, aos amigos e à comunidade", escreveu.
Benedita da Silva, deputada federal (PT-RJ), também lamentou o ocorrido e cobrou que os culpados sejam levados à Justiça.
"Com muita tristeza recebi a notícia do bárbaro crime que vitimou a nossa companheira, Elisiane Rodrigues, única vereadora de Formigueiro (RS). É preciso apurar a autoria dessa violência e levar os culpados à Justiça. Que Deus conforte a família e os amigos! Elisiane, presente!", publicou.
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Benedita da Silva (@instadabene)

Já Maria do Rosário, também deputada federal (PT-RS), valorizou as ações de Elisane enquanto parlamentar. Assim como Benedita e Gleisi, ela cobrou que todos os fatos sejam esclarecidos.
"É preciso que se investigue a fundo este crime. Elisane era técnica de enfermagem, exercia seu primeiro mandato. Deixa como memória sua vida de luta pelas causas sociais", escreveu.
A vereadora do PSOL por Porto Alegre, Karen Santos, reforçou que o crime escancara a violência político e o feminicídio no estado. Ela também pede uma dura investigação.
"Assassinaram Elisane dos Santos! Única vereadora mulher em Formigueiro/RS, atuante na luta quilombola, profissional da saúde, eleita no ano passado. Um crime bárbaro que escancara a violência política e o feminicídio no RS. Exigimos investigação imediata e justiça!", disse.
O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) gravou um vídeo para se posicionar sobre o assassinato. Segundo ele, pelo que se sabe da morte até aqui, trata-se de um crime de ódio.
Morte de Elisane
Elisane foi encontrada morta nesta terça-feira. O corpo da parlamentar foi achado por agricultores em uma estrada no município de Formigueiro, onde atuava, com sinais de facadas.
A parlamentar tinha participado de uma sessão na Câmara dos Vereadores na noite da última segunda-feira (16) e seu corpo foi encontrado ao lado de seu automóvel na manhã seguinte. Segundo o jornal do RS, "Zero Hora", a Polícia Civil estima que o crime tenha acontecido durante a madrugada.