Presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB)Marcelo Camargo / Agência Brasil
Nos vídeos, é possível ver marca d’água no canto inferior direito com o nome Veo, ferramenta de geração de vídeos com inteligência artificial do Google. Além do vídeo verificado, o perfil publicou outros recortes de protestos contra o legislativo, todos com a marca da ferramenta. “Nossa, me arrepiei toda, bem diz que a voz do povo é a voz de Deus”, diz um comentário. Outro usuário afirma: “O povo vendo a REALIDADE”.
Embora os vídeos apresentem a marca, não há avisos claros de que foram gerados por IA, o que levou alguns usuários a acreditarem se tratar de registros de manifestações que realmente ocorreram.
O Comprova inseriu os vídeos no SynthID Detector, ferramenta que reconhece conteúdos feitos por IA exclusivamente com produtos do Google. A ferramenta apontou uso de inteligência artificial com alto grau de probabilidade.
É importante salientar que ferramentas de inteligência artificial podem falhar e não devem ser utilizadas com única fonte na checagem. Além do teste, é possível notar alguns elementos ao olhar os vídeos com atenção. Os manifestantes apresentam pele com aspecto de cera e se movem de forma robótica. Outro elemento são cartazes que aparecem com símbolos e palavras desconexas ou em idioma não identificado.
Embora cidadãos tenham se manifestado nas redes sociais com menções a Motta e ao Congresso, não há registros de atos políticos nas ruas contra o deputado.
Quem criou o conteúdo investigado pelo Comprova
O conteúdo do canal é majoritariamente composto por vídeos feitos com inteligência artificial, além de vídeos em que um jovem, aparentemente o titular da conta, se grava fazendo comentários sobre algum tema. As publicações são de assuntos relacionados à política, com críticas ao Congresso Nacional. As publicações geralmente não apresentam descrição na legenda além das hashtags.
O Comprova entrou em contato com o autor, mas não obteve retorno até a última atualização.
Por que as pessoas podem ter acreditado
Embora o vídeo tenha a marca d’água do Veo, não há outro indicativo de que tenha sido criado com IA na legenda do post, salvo a hashtag #veo3, que aparece em alguns deles. A escolha por um tema em voga, como as manifestações contra Hugo Motta, também pode tornar o conteúdo mais apelativo e até mesmo deixar os usuários confusos quanto à veracidade dos atos.
Fontes que consultamos: Notícias sobre manifestações políticas nas últimas semanas e as ferramentas para detecção de vídeos criados com IA SynthID e Hive Moderation.
Por que o Comprova investigou essa publicação: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas, eleições e golpes virtuais e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.
Outras checagens sobre o tema: O Comprova já checou uma série de conteúdos feitos com inteligência artificial, como vídeo que simula Janja ostentando compras com dinheiro público e outro que manipula imagens para acusar o presidente Lula (PT) de embriaguez durante cúpula do G7. Outros vídeos usam formatos de telejornal para disseminar informações falsas, como novas regras para motoristas de aplicativo e declarações públicas de Lula sobre o Irã.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.