Eleições para presidência nacional do PT acontecem neste domingo (6)Alessandro Dantas/PT

Filiados do Partido dos Trabalhadores (PT) votam para definir suas novas lideranças, incluindo o cargo de presidente nacional, neste domingo (6). As eleições acontecerão nos diretórios municipais do partido, das 9h às 17h, respeitando o fuso horário de cada região. 
É esperado que quase três milhões de filiados vão às urnas para escolher a nova presidência nacional. Dos quatro candidatos que concorrem, vence no primeiro turno aquele que alcançar mais de 50% dos votos válidos. Caso ninguém tenha a porcentagem, o segundo turno será em 20 de julho.
Com apoio de Lula e Gleisi Hoffmann, que ficou no cargo por quase uma década, Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara, é o favorito para vencer as eleições para a presidência do partido. Ele faz parte da ala “Construindo Um Novo Brasil”
Além de Edinho, Romênio Pereira, Rui Falcão e Valter Pomar também concorrem à presidência do PT. Com diferentes posicionamentos, o trio representa alas mais à esquerda do partido.
Na eleição, cada filiado votará de seis a oito vezes: para presidente nacional/chapa nacional; presidente estadual/chapa estadual; presidente municipal/chapa municipal e presidente zonal/chapa zonal. Para participar do Processo de Eleição Direta (PED 2025), é preciso que o nome do petista conste no local de votação e um documento oficial com foto deve ser apresentado.
Espera-se que uma prévia dos resultados seja apresentada ainda na noite deste domingo (6), mas a apuração final deve ser divulgada apenas na segunda-feira (7).