José Guimarães disse que o governo de Lula 'não vacilará' em tomar medidas para responder à nova tarifa dos EUAReprodução/Youtube
Governo vai tomar todas as medidas para enfrentar EUA, diz José Guimarães
Deputado também sugeriu que os políticos americanos querem interferir no julgamento do STF por tentativa de golpe de Estado
O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), disse na tribuna do plenário que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva "não vacilará" em tomar medidas para responder à nova tarifa dos Estados Unidos aos produtos importados do Brasil.
As declarações ocorreram nesta quarta-feira, 9, quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a tarifa de 50% sobre produtos do Brasil a partir de 1º de agosto.
"Evidentemente que o governo brasileiro vai tomar todas as medidas para enfrentar a crise diplomática que o governo americano quer impor ao mundo e quer impor ao Brasil", afirmou.
Na sequência, Guimarães lembrou a aprovação pelo Congresso Nacional da Lei da Reciprocidade Econômica, publicada no Diário Oficial da União, que dá ao Poder Executivo a autorização para retaliar medidas unilaterais de outros países contra o Brasil.
"O governo brasileiro vai tomar todas as medidas, não vai aceitar essa decisão do governo americano, porque ela fere a soberania do Brasil, fere os acordos internacionais e fere sobretudo a democracia brasileira", declarou o líder do governo
O deputado também sugeriu que o governo americano quer interferir no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023. Segundo ele, o Brasil "tem que reagir à altura, e o Congresso não pode aceitar essa ameaça americana".
"Quer o governo americano interferir politicamente no Brasil? Quer o governo americano interferir no julgamento que está acontecendo no Supremo Tribunal Federal contra aqueles que articularam e fizeram a tentativa de golpe no dia 8 de janeiro? Se o governo americano quer isso, o governo brasileiro não vai aceitar", disse.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.